Cultura - Música

58º Grammy Awards, os premiados fomos nós!

20 de Fevereiro de 2016

Por Cau Marques

Boa semana amigos da música! Esta semana foi marcada pela maior premiação musical do planeta... o Grammy Awards 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo com a crise mundial da indústria fonográfica, este evento milionário, sua organização e suas premiações, se mantêm como um ótimo exemplo de profissionalismo e qualidade da música internacional.

No Universo de palavras que circulam pelas redes e bocas mundo afora, sem sombra de dúvidas, a “diversidade” figura entre as mais escritas e, é usada nos mais diferentes e variados assuntos imagináveis, porém em relação à estilos musicais , ela anda meio esquecida por aqui. Já na festa do 58º prêmio de música, o que se pôde ver foi exatamente o oposto. Categorias como: Pop, Reggae, Rap, Country, R&B, Eletrônica, Jazz, Rock entre outros descendentes destes mesmos, ainda são respeitados e exaltados exatamente pelas suas diferenças.

Vencedores como Mark Ronson ft. Bruno Mars e Ed Sheeran, são apenas dois grandes exemplos de qualidade musical que foram reconhecidos e premiados por lá.

Enquanto os brasileiros adquiriram a mania de “pasteurizar” e fundir milhares de estilos em um único aglomerado ao qual chamam de SERTANEJO, pudemos ver a “outrora” Country Singer Taylor Swift, ganhar o melhor álbum do ano com o seu “1989”, nada de Country mas tudo de música...sem rótulos e sem surpresa.

Não foi para se surpreender também a monstruosa e impecável apresentação de Lady Gaga com sua homenagem a David Bowie nem tampouco a incomparável voz de Adele, até com alguns semitons. Até aí nada de inédito! Porém a premiação como a do Cantor Country Solo para Chris Stapleton, foi uma grata surpresa. A obra de muito bom gosto deste artista, que resgata uma agradável influência de Blues na Country Music , já tinha sido apresentada para mim há alguns meses pelo meu grande amigo Pedro Henrique que além de cantor , amante de boa música e compositor de vários sucessos do sertanejo atual como “Colo-Colo” , “Chega junto e beija” , previu este sucesso.

De uma maneira geral, exatamente quando o R&B parecia ter esmagado todos os outros estilos por lá nos “States” também, a premiação deste ano veio colocar uma luz na variedade de gostos e estilos com profissionalismo inquestionável.

Sobrou para nós a sensação de que ainda há muita lição de casa pra fazer em relação à pluralidade com qualidade no nosso Brasil, mas ainda bem que temos muitos bons exemplos a seguir e um deles certamente é esta última edição do Grammy.

Comentários
Assista ao vídeo