Colunistas - Rodolfo Bonventti

A parada de sucessos que a Globo transformou em um líder de audiência

18 de Fevereiro de 2016

Depois do sucesso que programas como “A Grande Parada” e “Astros do Disco” conquistaram nos anos 60 e 70 na TV Tupi e na TV Record, respectivamente, foi a vez da TV Globo transformar as músicas mais tocadas no rádio em um programa campeão de audiência.

Em dezembro de 1972, a TV Globo estreou no horário nobre das quartas-feiras um programa, inicialmente mensal, que se chamava “Globo de Ouro”, com direção de Mário Lúcio Vaz e que era um musical com a apresentação das dez músicas mais tocadas na rádio no mês anterior, defendidas com toda a pompa por seus intérpretes originais.

O primeiro programa foi ao ar na primeira quarta-feira de dezembro de 1972 e se chamou “Globo de Ouro – A Super Parada Mensal”, com transmissão ao vivo. O sucesso foi imediato e o programa passou então por várias fases com a mudança de apresentadores constantemente, era sempre um casal que comandava a atração, bem como de diretores e com a inserção de vários quadros no meio das dez músicas mais tocadas.

Em uma de suas várias fases o programa se tornou semanal e depois voltou a ser mensal, mas sempre gravado. Apenas o primeiro programa foi apresentado ao vivo. Ele também mudou de dia da semana várias vezes, passando para as sextas-feiras na sua fase de maior audiência e posteriormente de domingo.

Entre os inúmeros apresentadores, na primeira fase, marcaram presença Antonio Marcos e Vanusa e Murilo Néri e Sandra Bréa. Elas ainda chegaram a dividir o palco com Jerry Adriani e Wanderley Cardoso.

Vários quadros foram criados e entre eles podemos destacar: “Hit Parade do Passado”; “O Som dos Disc Jóqueis” e “O Som das Discotecas”.

A fase de maior audiência do “Globo de Ouro” foi de 1976 a 1985, quando o programa teve direção de Wálter Lacet e ocupou o horário das 21 horas às sextas-feiras, com a presença de uma pequena platéia e grandes artistas globais na apresentação.

Nessa época o programa era gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, e foi apresentado por Tony Ramos e Christiane Torloni e depois por Dennis Carvalho e Myriam Rios; Nádia Lippi e Kadu Moliterno e Myriam Rios e Lauro Corona.

A partir da segunda metade da década de 80, Mauricio Nunes e Dennis Carvalho assumiram a direção do programa e a apresentação ficou a cargo da dupla Isabela Garcia e César Filho. Outras novidades foram inseridas. Como por exemplo, números musicais com grandes intérpretes gravados em várias regiões do País.

Na sua última fase que foi nos anos 1988/1990, o programa passou para os domingos à tarde com exibições semanais e voltou para as noites de quarta pouco tempo depois, inicialmente com Cláudia Abreu substituindo Isabela Garcia e, posteriormente, Cláudia Raia no lugar de Cláudia Abreu, mas sempre com César Filho dividindo o palco com as estrelas.

Os últimos programas tiveram a direção de Mauricio Tavares e Alexandre Braz e a apresentação ficou por conta de Isabela Garcia e Guilherme Fontes. Esse ainda chegou a ser substituído em 1990 pelo locutor de rádio Jimy Raw.

Foto 1 - "Globo de Ouro" foi lançado como programa mensal em 1972

Foto 2 -  O sucesso do programa virou vários LPs que eram lançados constantemente

Foto 3 - Vanusa e Antonio Marcos apresentaram os primeiros programas na década de 70

Foto 4 - Murilo Neri e Sandra Bréa também comandaram o "Globo de Ouro" nos anos 70

Foto 5 - Tony Ramos e Christiane Torloni na apresentação do programa em 1978

Foto 6 - Myriam Rios e Dennis Carvalho, em 1980, comandando o "Globo de Ouro"

Foto 7 - Isabela Garcia e César Filho na melhor fase do programa no final dos anos 80

 

Comentários
Assista ao vídeo