Cultura - Teatro

Sesc Itaquera têm teatro, circo e cinema no mês de fevereiro

12 de Fevereiro de 2016

Grupo Teatral Parlendas, Teatro do Bardo, Zarak Show com Circo Dux (RJ), exibição do filme O Gabinete do Dr. Caligari em Concerto com acompanhamento musical ao vivo do grupo Gargântua e oficinas de cinema são destaques da programação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teatro

Espetáculo Marruá - Grupo Teatral Parlendas

"Marruá" é uma expressão utilizada pelos peões do centro-oeste do Brasil, para designar um touro que se desgarra do rebanho, fugindo para as matas e se tornando selvagem e bravo (alongado), pois passa da época de ser abatido. Como o bicho que rompe as cercas que lhe prendem, deixamos de ser mansos e nos afastamos do rebanho para enxergar de mais longe. O espetáculo foi criado a partir de narrativas de diferentes brasileiros, das cinco regiões do país, em territórios de resistência e luta como: quilombos, seringais, aldeias e assentamentos. Fragmentado em quatro blocos, a peça apresenta o nascimento, desenvolvimento, morte e ressureição de “uma comunidade” em constante transformação. Com o Grupo Teatral Parlendas.

Local: Praça de Eventos 

Não recomendado para menores de 10.

Grátis

27/02. Sábado, das 15h às 16h

 

bate-papo

Bate-Papo Estéticas De Luta - Grupo Teatral Parlendas

Após a apresentação do espetáculo Marruá, terá um bate-papo para compartilhar as experiências do Grupo Teatral Parlendas, sua militância nos movimentos sociais e coletivos organizados, seus oito anos de trabalho cada vez mais horizontal na pesquisa desse fazer teatral que se conjuga junto e com a cidade, na sociedade. A partir de algumas provocações teóricas (Benjamin, Brecth, Piscator, Fischer) e práticas (estética do trabalho do grupo), levanta-se questões sobre o que o grupo entende por arte hoje e como ela pode ser potencializada, na sua radicalidade.

Local: Praça de Eventos. 

Livre

Grátis

27/02. Sábado, das 16h às 17h

 

Teatro

espetáculo

MENINO LUA - TEATRO DO BARDO

Menino Lua é um musical infantil, feito em homenagem a Luiz Gonzaga. O espetáculo utiliza as músicas do rei do baião para contar a história do menino Lua, um menino atrapalhado, excelente sanfoneiro, que deseja ser músico. Asa Branca, seu pássaro de estimação, sem ter água para beber, morre, deixando-o inconsolável. Por isso, ele desiste de ser sanfoneiro e se lança, com a ajuda da amiga Rosinha, na missão de acabar com a seca no sertão. Muitos trechos de músicas como “Asa Branca” ou “Assum Preto”, são ditos pelos atores no meio dos diálogos, integrados ao enredo. As canções permeiam as aventuras da dupla ao encontrar figuras típicas do sertão, como um beato, que revela um importante segredo, e uma divertida família de cangaceiros. Com Teatro do Bardo.

Local: Praça de Eventos 

Livre

Grátis

14/02. Domingo, das 13h às 14h

21/02. Domingo, das 13h às 14h

Circo

 

ZARAK SHOW  - CIRCO DUX (RJ)

Com números de mágica, faquirismo e malabares, o espetáculo é uma comédia que procura revelar a importância da arte, da perseverança e do amor na trajetória dos seus personagens. Os atores circenses Lucas Moreira e Fabrício Dorneles dão vida a Darius Kidrick e Ygor, dois irmãos gêmeos idênticos e siameses que recebem uma importante missão: realizar a turnê mundial do Zarak Show. Com Circo Dux (RJ).

Local: Praça de Eventos. 

Livre

Grátis

28/02. Domingo, das 13h às 14h

 

Dança

espetáculo

DO PAPO AO PASSO - COM CIA SOMA

As dançarinas contam ao público o caminho da pesquisa de seu repertório coreográfico e demonstram as danças e brincadeiras populares em diálogo com outras técnicas contemporâneas de dança, circo e teatro. Com Cia Soma. Local: Praça de Eventos. 

Livre

Grátis

13/02. Sábado, das 16h às 17h

 

Intervenção Artes Visuais

MURAL PLURAL

Ocupação e construção coletiva de um mural artístico, realizada por artistas e público

Mural plural: sonho de voar - Com William Mophos

Desenvolvimento de uma obra colaborativa através da colagem inspirada na sensação de liberdade de voar. Imagens da natureza, como céu, pássaros e folhas, retratam a conexão do homem com o inalcançável. Com William Mophos.

William Mophos: artista plástico e fotógrafo especializado, William Mophos é paulista, nascido e criado em São Bernardo do Campo, cidade onde começou a pintar influenciado por seu irmão mais velho. Inicialmente, a fotografia era apenas uma forma de criar um arquivo dos trabalhos que fazia, tornando-se forma de expressão artística posteriormente e incorporando a característica monocromática de suas pinturas.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.

Livre

Grátis

13 a 27/02. Sábados, das 13h às 17h

 

Artes Visuais

instalação

JARDIM CROMÁTICO - COM LEONARDO ARMELLIN E ASSOCIAÇÃO A CIDADE PRECISA DE VOCÊ

Jardim cromático é uma ambientação livremente inspirada nas instalações "supra-sensoriais", de Hélio Oiticica que estimulam a percepção do participante, investigando possibilidades de dilatamento de suas capacidades sensoriais.

Cinco pergolados com redes, sobreposições de tecidos de diversas cores, móbiles sonoros e aromáticos oferecem uma experiência estética e sensorial. Com Leonardo Armellin e Associação A cidade Precisa de Você.

Local: Quadras de areia 

Livre

Grátis

09/01 a 28/02. Quarta a domingo, das 9h às 17h

Exceto dias 3, 10 e 11/2/2016.

 

Literatura

LIVRO CONTA

Diálogo entre a escrita literária da literatura infanto-juvenil brasileira e a oralidade da contação de histórias.

Histórias da Preta: Homenagem à Heloisa Pires Lima - com Heloísa Pires Lima, Trem de Cordas e Ananza Macedo

A escritora e pesquisadora Heloísa Pires Lima será a homenageada do projeto “Livro Conta” de fevereiro. Heloísa é escritora de livros infanto-juvenis de destaque sobre a cultura afro-brasileira, como “Histórias da Preta”, “A semente que veio da África”, “O comedor de nuvens”, “O coração do baobá”, entre outros. Em fevereiro, a própria escritora contará e compartilhará as histórias de seus livros com acompanhamento musical do grupo Trem de Corda. Antes e depois da apresentação, o público também poderá ouvir a mediação de leitura da atriz e cantora Ananza Macedo.

Local: Sede Social 

Livre

Grátis

13/02. Sábado, das 12h às 15h

20/02. Sábado, das 12h às 15h

 

O Livro Canta: O comedor de nuvens - Com Heloísa Pires Lima, Trem de Cordas e Ananza Macedo

No encerramento da homenagem de "O Livro Conta” à Heloísa Pires Lima, teremos uma contação de histórias especial, com a apresentação cantada da história do livro “O comedor de nuvens” de Heloísa Pires Lima. O livro narra o tempo de um povo que podia se sustentar comendo nuvens que, nesta época, ficavam bem pertinho do chão. Até que um novo habitante coloca em risco todo o equilíbrio deste povo, pois com a sua gula passa devorar as nuvens que eram o alimento de todos.

Local: Sede Social 

Livre

Grátis

27/02. Sábado, das 12h às 15h

 

intervenção

DI-VERSOS PRO AR

Encontros com escritores, poetas, pensadores e artistas para refletir as intersecções entre a escrita da vida e a escrita literária.

Capulana: um pano cantado de histórias - com Heloísa Pires Lima, Ananza Macedo e Tita Reis

Capulana é um tecido de uso tradicional das mulheres de Moçambique. Uma capulana não apenas adorna o corpo, é também um convite para se ouvir as histórias revestidas em seu pano. Neste encontro, o convite é para ouvir as histórias musicadas do livro “Capulana – um pano estampado de histórias” da escritora Heloísa Pires Lima. Histórias que serão cantadas por Ananza Macedo e Tita Reis, acompanhados de músicos convidados.

Local: Praça de Eventos 

Livre

Grátis

20/02. Sábado, às 15h

 

DE CONVERSA COM O CINEMA

O Gabinete do Dr. Caligari em Concerto - com o grupo Gargântua

Exibição do filme "O Gabinete do Dr. Caligari", dirigido por Robert Wiene em 1920, com acompanhamento musical ao vivo pelo grupo Gargântua. O filme faz parte do movimento artístico "Expressionismo Alemão" e conta a história de Francis e o amigo Alan que, ao visitar o gabinete do Doutor Caligari, conhecem Cesare, um homem sonâmbulo. Para desvendar todos os mistérios decorrentes deste encontro, Francis precisará entrar no estranho gabinete do Dr. Caligari.

Local: Sala de Múltiplo Uso 2 

Não recomendado para menores de 12.

Grátis

13/02. Sábado, às 14h

 

CINE SUSTO

Um iglu com histórias de suspense e terror em um ambiente repleto de brumas, incertezas e sonhos.

Cine Susto: The World of Snowboy & Crow - Dir.: Ken Turner, Canada, 2012

The World of Snowboy & Crow é uma série de curtas animados criados em 2012 pelo diretor Ken Turner e animadas por Freak Show Studios. Snowboy é um menino feito de neve e Crow é seu amigo inseparável. Esses dois personagens incompreendidos vivem em uma paisagem de neve cheia de vampiros, sustos, monstros, morte e amor.

Local: Praça de Eventos.

Livre

Grátis

04 a 09/02. Quinta a domingo, das 10h às 16h

12 a 28/02. Quarta a domingo, das 10h às 16h

 

OFICINAS de CINEMA

MAQUIAGEM E EFEITOS ESPECIAIS PARA FILMES - COM JOEL CAETANO E MARIANA ZANI

Nesta série de atividades serão apresentadas técnicas de efeitos especiais com o objetivo de mostrar na prática os truques utilizados no cinema e na produção de vídeos. No formato de oficina, os participantes irão colocar a mão na massa vivenciando o passo a passo da produção de diversas técnicas.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes. 

Inscrições no Espaço de Tecnologias e Artes ou pelo telefone: 2523-9315. Vagas limitadas.

 

6/2 - Maquiagem de Efeito

Nesta oficina os participantes terão uma introdução teórica sobre a maquiagem para cinema e vídeo e a importância na caracterização e criação de personagens, as técnicas mais utilizadas e a diferença entre maquiagem estética e de efeitos. Na parte prática, utilizando material próprio para maquiagem, serão demostrados exemplos de efeitos com sangue falso, cortes com algodão e látex, efeitos de profundidade e mistura de cores. 

 

13/2 - Efeitos Especiais – Chroma Key

Nesta oficina os participantes terão uma breve introdução sobre a história dos efeitos especiais no cinema, mostrando como eram feitos nos primórdios da sétima arte e como são produzidos atualmente. Técnicas como Chroma Key e captação de movimentos, além de construção de roteiros de cena, serão abordadas na parte prática. 

 

20/2 - Os Efeitos de George Méliès

Inspirados por George Méliès, esta oficina apresentará aos participantes como os efeitos ou "trucagens" de efeitos especiais eram produzidos no início dos anos 1900. Na apresentação teórica será exibido o filme "Viagem a Lua" que servirá de base para a parte prática, onde os participantes divididos em grupos criarão roteiros que tragam efeitos como desaparecer e aparecer, perspectiva entre outros truques de câmera utilizados por George Méliès. 

 

27/2 - Stop-Motion

Nesta oficina, a técnica de Stop-Motion será apresentada, desde quando surgiu e como foi aprimorada e utilizada na produção de curtas, longas e peças publicitárias. Na parte prática os participantes irão criar uma cena a partir dos objetos disponíveis no ambiente.

Joel Caetano é formado em RTV e Pós-Graduado em Comunicação. É diretor, roteirista e ator de cinema desde 2000, trabalhando gêneros como horror e Ficção Científica. Dirigiu vários curtas. exibidos em Festivais ao redor do mundo, como "GATO", que ganhou o prêmio de Melhor Curta Latino-americano no Montevideo Fantástico 2010, e "ENCOSTO", com três prêmios e exibição em 60 Festivais em 20 países diferentes. Como ator além de curtas, fez dois longas metragens "A Noite do Chupacabras" no qual é o protagonista e "Mar Negro", onde também foi assistente de direção e finalizador. Recentemente finalizou seu novo curta "JUDAS e A Loira do Banheiro", curta que faz parte da antologia de histórias do longa metragem "As Fábulas Negras" onde também trabalhou como assistente de direção de José Mojica Marins (o Zé do Caixão), que dirigiu "O Saci".

Mariana Zani é formada em RTV e Pós-Graduada em Comunicação

Não recomendado para menores de 10.

Grátis
06 a 27/02. Sábados, às 14h

 

 

FAZENDO DESENHO ANIMADO - STOP MOTION II - COM INSTRUTORES DO ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Os participantes criarão animações em vídeo usando a técnica Stop Motion (movimento parado), fotografando quadro por quadro enquanto manipulam bonecos, sucata e massinha para dar vida a histórias e imagens fantásticas. Stop Motion é uma técnica de animação que se utiliza da câmera fotográfica e do computador para compor um vídeo de animação. Nessa técnica, utilizam-se modelos em diversos materiais, como madeira e massa de modelar, além de objetos cênicos e cenários feitos de sucata e materiais reaproveitados. Com os Instrutores do Espaço de Tecnologias e Artes.  Importante: é necessário que o participante traga sua câmera fotográfica ou celular com câmera para a aula.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes  
Livre
Grátis
04 a 25/02. Quintas, às 14h30
Exceto dia 11/02/2016

 

Mangá

APRENDA A DESENHAR NO ESTILO MANGÁ - COM OS INSTRUTORES DO ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Nessa oficina passo-a-passo, conheceremos curiosidades sobre os quadrinhos japoneses e aprenderemos algumas técnicas utilizadas pelos mangakás, desenhistas especializados nesse estilo. Com os Instrutores do Espaço de Tecnologias e Artes. Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Livre
Grátis
12 a 26/02. Sextas, às 11h30

 

Serviço:

Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP                                                                                    

Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis 
Estacionamento: R$ 10,00 (credencial plena) e R$ 20,00 (demais frequentadores). 
Telefone para informações: (11) 2523 9200

Local: Palco da Orquestra Mágica (ar livre)

12 mil pessoas

Local: Praça de Eventos.

800 pessoas
Local: Figueira (ar livre).

40 pessoas

Local: Quiosque da Praça.

35 pessoas

Local: Bosque dos Quiosques (ar livre).

100 pessoas

sescsp.org.br/itaquera
facebook.com/sesc.itaquera
twitter.com/sescitaquera

Comentários
Assista ao vídeo