Cultura - Teatro

Wilson de Santos emplaca noviça rebelde nos teatros

8 de Janeiro de 2016
 
Wilson de Santos é A Noviça Mais Rebelde no Teatro Renaissance (Foto: João Caldas)

Com mais 400 espetáculos durante 7 anos, a comédia A Noviça Mais Rebelde entrou em cartaz novamente em São Paulo (SP), no Teatro Renaissance (antes passou pelos teatros Raul Cortez e Santo Agostinho), aos sábados e domingos, às 18h. O espetáculo já rodou o Brasil, de norte a sul, atingindo a marca de 100 mil espectadores. Nela, o ator Wilson de Santos (que destacou-se também na TV pelo papel em Duas Caras, da TV Globo) assume a missão de dar vida à Irmã Maria José, uma freira que canta, dança e conta histórias cabeludas e divertidas do seu passado, mantendo relação direta e interativa com a plateia.

A história acontece em torno da expectativa pela chegada da Madre Superiora, que prometeu a Maria José um número de destaque dentro do próximo espetáculo beneficente. Wilson de Santos falou sobre o sucesso de A Noviça Mais Rebelde e o desafio de encarar a primeira peça solo. "Na vida de teatro, é muito difícil ter um espetáculo com vida longa. É sempre uma surpresa porque você nunca sabe o que vai acontecer quando estrear uma peça. A minha tensão era imensa pelo fato de nunca ter feito espetáculo solo e pela expectativa de dar certo ou não. Mas a noviça agradou em cheio desde o dia em que estreou", comemora.

Wilson chega ao Teatro Renaissance duas horas antes de o espetáculo começar e a caracterização de figurino e maquiagem dura, normalmente, de 40 a 50 minutos. A Irmã Maria José é uma das personagens originais do musical "As Noviças Rebeldes" (Nunsense), sucesso na Broadway, que no Brasil esteve sob a direção de Wolf Maia. A Noviça Mais Rebelde é uma criação do próprio Wilson de Santos com texto original de Dan Goggin, autor de Nunsense"A personagem sempre fez muito sucesso por ser substituta, a 'empregada pedinte' que o público acaba torcendo por ela. O Dan, autor original, adorou a ideia. Ele fez o roteiro e me deu a liberdade de adaptá-la aqui Brasil", revela.

Durante o espetáculo, a freira leva entretenimento ao público com jogo do "bingo santo" e a roleta, que premia o vencedor com um brinde e os outros participantes com santinhos de papel. E tem até número de Cabaré! Na história, o ponto central da narrativa é a trajetória de Maria José, de "pessoa do mundo" a freira católica. Questionado sobre o que deve levar o público ao teatro, Wilson de Santos é bem categórico: "Nunca deixem de ir ao teatro porque o teatro é tudo. É alegria, é fantasia, é vida", finaliza.

 

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)

Comentários
Assista ao vídeo