Viver - Esporte

Brasil tem seis tenistas na disputa do torneio juvenil em Wimbledon

27 de Junho de 2013
João Menezes disputa pela primeira vez um qualifying de Grand Slam juvenil aos 16 anos- Cristiano Andujar/Foto Arena

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Brasil tem seis tenistas juvenis disputando a chave da categoria até 18 anos em Wimbledon a partir desta semana. Três deles estão no qualifying, que começa nesta quinta-feira no Grand Slam britânico.

Neste ano já estão garantidos na chave principal os tenistas Marcelo Zormann, Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni Alves, que estreiam apenas na próxima segunda-feira.

Três tenistas disputam o qualifying da chave juvenil masculina. O gaúcho Rafael Matos, que enfrenta o australiano Jay Andrijic, o catarinense João Walendowsky, que tem como adversário o sueco Daniel Windhal, e o mineiro João Menezes, que enfrenta na estreia o argentino Francisco Bahamonde.

O Brasil tem atualmente quatro tenistas entre os 100 melhores no ranking masculino juvenil da ITF. Marcelo Zormann é o melhor colocado, com a 22ª posição, seguido de Rafael Matos, que é 54º, João Walendowsky, 81º, e Orlando Luz, 92º colocado. João Menezes ocupa atualmente a 104ª posição. No ranking feminino o Brasil tem Beatriz Haddad Maia na 36ª posição e Carolina Meligeni Alves como 51ª colocada.
 

Na história do torneio juvenil de Wimbledon, que começou em 1947, dois tenistas brasileiros alcançaram a final. Em 1957, Ivo Ribeiro perdeu a decisão para o britânico Jim Tattershall. Em 1959, Ronald Barnes foi derrotado pelo soviético Toomas Lejus.

O torneio juvenil de Wimbledon já teve entre seus campeões tenistas como Stefan Edberg, Roger Federer, Grigor Dimitrov, Martina Hingis, Amelie Mauresmo e Caroline Wozniacki

Comentários
Assista ao vídeo