Colunistas - André Garcia

Sugestão para o final de semana prolongado: Clássicos Brasil

25 de Janeiro de 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: André Garcia// Texto: VGCOM

Álbum de fotos: https://goo.gl/photos/KBmpGyv8N84FKm2T9

Começou hoje o 2º Clássicos Brasil, maior encontro de carros clássicos nacionais do Brasil, com a exposição de 120 automóveis, no Clube Hípico de Santo Amaro. O evento vai até segunda-feira, 25 de janeiro, feriado de aniversário de São Paulo, e é uma ótima opção de passeio para quem não foi viajar. “Colocamos em um mesmo local diversos modelos, xodós de seus colecionadores, visando preservar a cultura do automóvel nacional”, afirma José Ricardo de Oliveira, da ZR Soluções Automobilísticas, empresa organizadora do evento, juntamente com a RRBB Propaganda e Marketing e DTS Promoções e Eventos.

Entre os destaques do 2º Clássicos Brasil estão:

O primeiro carro de Fórmula 1, Fittipadi FD 01, produzido no Brasil há 40 anos da equipe Fittipaldi. Emerson Fittipaldi e Wilson Fittipaldi Jr. realizaram um sonho de construir o primeiro e único carro de Fórmula 1 brasileiro. Estreou em 1975 no GP da Argentina. 

Opala campeão da primeira temporada da Stock Car em 1979. A categoria foi lançada com o total apoio e incentivo da General Motors do Brasil. O piloto Paulo Gomes (hoje presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo) foi campeão da primeira temporada com este carro. A primeira corrida ocorreu em 22 de abril, no Autódromo de Tarumã/RS, e contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros de 4 100 cm3.

DKW Universal 1956 - um dos primeiros carros a serem produzidos após aprovação da lei de incentivo fiscal para carros com produção totalmente nacional. 

Gurgel Itaipu E400 1974 - desenvolvido pela Gurgel, o modelo prioriza o baixo consumo e pouca emissão de poluentes no ar. O nome é alusivo a Hidrelétrica de Itaipu. 

Bino Mark I 1966 - Recriação fiel do modelo que correu na década de 60 e foi vencedor de várias corridas. Como o modelo semelhante sofreu um grande acidente numa competição no Rio de Janeiro na década de 60 e ficou destruído. Com esse belo trabalho podemos ter mais uma parte de nossa história. 

Fúria Alfa 1970 - criado por Toni Bianco em 1970. O modelo se enquadrava na categoria Protótipos e, depois, Divisão 4. Apenas cinco exemplares foram construídos artesanalmente numa oficina em São Paulo. Sua carreira nas pistas durou até 1973, com vitórias sobre famosos bólidos da época, como o Bino de Luiz Pereira Bueno e a Carretera 18 de Camillo Christófaro.

Desenvolvido e produzido pela lendária concessionária Ford Souza Ramos, o Maverick perua 1976 teve somente 100 unidades produzidas.

Malzoni 1966 - carro produzido por Rino Malzoni entre 1964 e 1966, o modelo usava chassis e mecânica DKW com carroceria de fibra de vidro. Foi um carro extremante rápido nos autódromos brasileiros. Estima-se que foram produzidos 35 unidades.

O evento conta ainda com 20 motos Honda, caminhões antigos e a ilustre presença de Wilson Fittipaldi Junior em sessões de autógrafo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os veículos participantes serão avaliados e receberão prêmio os mais originais de cada época dentro das respectivas categorias, de acordo com a orientação da FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos. Serão considerados, entre outros, originalidade e importância histórica. “É o reconhecimento do cuidado que o expositor teve durante todos esses anos com o veículo e merece ser premiado. Na segunda edição estão presentes colecionadores de todo o Brasil e ainda 40 expositores no mercado das pulgas”, diz Oliveira.

O 2º Clássicos Brasil possui também espaço para comercialização de automóveis antigos nacionais, espaço mulher, espaço kids, praça de alimentação e um bar central. E assim como ocorreu na primeira edição em 2015, este ano haverá o lançamento surpresa de um carro revitalizado que promete deixar os amantes do carro antigo nacional ainda mais apaixonados.

O evento, referência no antigomobilismo, tem a chancela da FBVA e como embaixador Fábio de Cillo Pagotto. Além dos 120 clubes espalhados pelo Brasil, os números do segmento impressionam e mostram ainda 150 mil colecionadores por todo o país. “Nós, colecionadores, acreditamos muito na história do carro nacional. Todos, de alguma forma, temos alguma lembrança ou um laço com um carro. Certamente, quem tem mais de 30 anos tem uma história para contar”, destaca Oliveira.

2º Clássicos Brasil contou com o apoio institucional do Clube Hípico de Santo Amaro e Federação Brasileira de Veículos Antigos. Teve como patrono Chrysler Clube do Brasil e apoio das marcas Camargue Asset Management, Cral Baterias, Brasc Construções e Incorporações e Scorro Rodas. Essa última sorteará durante o evento kits Scorro e um jogo de rodas Scorro.

Programação

Dia 23 de janeiro

10h – Abertura para o público e feira de peças

16h – Sessão de autógrafos com Wilson Fittipaldi Junior

19h - Encerramento da exposição

 

Dia 24 de janeiro

11h – Lançamento de um clássico brasileiro produzido somente uma unidade para o Salão do Automóvel da década de 70

13h às 16h – Avaliação dos carros inscritos

16h - Sessão de autógrafos com Wilson Fittipaldi Junior

17h - Happy Hour - Bar Central

18h - Encerramento da Exposição

 

Dia 25 de janeiro

12h - Sessão de autógrafos com Wilson Fittipaldi Junior

14h – Cerimônia de premiação

18h – Encerramento da Exposição

 

2º Clássicos Brasil

Data: 23 a 25 de janeiro de 2016

Horário: dia 23, das 10 às 19h | dias 24 e 25, das 11 às 18h

Local: Clube Hípico de Santo Amaro - Rua Visconde de Taunay, 508, Santo Amaro

Ingressos: R$ 25,00 | Meia entrada para idosos, estudantes com carteira para comprovação e crianças até 10 anos de idade | Pagamento em dinheiro ou cartão de débito/crédito

Capacidade: 10 mil pessoas

Vallet: R$ 25,00 | Capacidade: 500 veículos

 

Comentários
Assista ao vídeo