Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA: ARACY DE ALMEIDA

25 de Janeiro de 2016

  (19/08/1914 – 20/06/1988)

 

A melhor intérprete de Noel Rosa

 

Aracy Teles de Almeida nasceu e cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em Encantado, e pertencia a uma família de protestantes. Foi assim que ainda muito jovem já cantava no coro da Igreja Batista do bairro.

Ela sonhava em ser cantora de rádio e por isso, escondida dos pais e dos irmãos, todos homens, cantava também no bloco carnavalesco “Somos de pouco falar”.

Ao conhecer o compositor Custódio Mesquita por meio de um amigo, cantou para ele e conseguiu um contrato para se apresentar na Rádio Educadora, em 1933, aos 18 anos de idade.

E foi justamente na Rádio que veio a conhecer o compositor Noel Rosa, que foi muito importante para a sua carreira de cantora decolar. Ela passou a acompanhar Noel pelas noites cariocas e em 1935 assinou seu primeiro contrato como cantora com a Columbia e lançou a música “Seu riso de criança”, uma composição de Noel Rosa.

Rapidamente, Aracy de Almeida se transformou na principal intérprete das composições de Noel Rosa, gravando grandes sucessos como “Triste cuíca”; “Amor de parceria”; “Palpite infeliz”; “O X do problema”; “Feitiço da Vila” e “Último desejo”, entre muitas composições.

Ela foi sempre reconhecida como uma grande intérprete de sambas e de músicas carnavalescas, e ganhou o apelido de “o samba em pessoa”. Se apresentou com Silvio Caldas e Carmen Miranda e em 1940 conquistou os carnavalescos com as marchinhas “O passarinho do relógio e “O passo do canguru”.

Se apresentou por vários anos na boate carioca Vogue, sempre interpretando o repertório de Noel Rosa e gravou dois álbuns dedicados a Noel Rosa, que seriam responsáveis pela reavaliação da obra do poeta da Vila.

Em 1950 ela se mudou para São Paulo, onde morou por 12 anos, e nessa época participou do filme “Carnaval em lá maior”, de Ademar Gonzaga.

Na década de 60 gravou com Tonico e Tinoco e Billy Blanco e fez vários shows no Rio de Janeiro. Dos palcos e das gravações ela foi para a televisão onde estreou como jurada e cantora no programa de calouros “É proibido colocar cartazes”, apresentado por Pagano Sobrinho.

A partir daí trabalhou em vários programas de TV: “Programa do Bolinha”; Programa Mário Montalvão”; ”Buzina do Chacrinha”; “Programa Silvio Santos” e “Programa do Perlingeiro”.

Como jurada do “Programa Silvio Santos”, Aracy de Almeida ficou por muitos anos e ganhou repercussão nacional, até que em 1988 sofreu um edema pulmonar e teve que ficar internada por um bom tempo até entrar em coma e permanecer nela por dois meses.

Aracy morreu com 73 anos de idade, em junho de 1988, no Rio de Janeiro, e seu corpo foi velado no Teatro João Caetano, local onde ela realizou seu último show.

Foto 1 -  Ela começou cantando no coro da Igreja Batista

Foto 2 - Ela se apresentava nas rádios sempre cantando Noel Rosa

Foto 3 - Ela se transformou na melhor intérprete de Noel Rosa

Foto 4 - Antes de chegar à TV, Aracy fez muitos shows no Rio e em São Paulo

Foto 5 - Ela ficou conhecida como jurada de programas de calouros na TV
Comentários
Assista ao vídeo