Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma Vez A novela que consagrou Nívea Maria

25 de Janeiro de 2016

 como a estrela nas histórias das 18 horas

Segunda novela totalmente em cores no horário das 18 horas, na TV Globo, “A Moreninha” foi uma adaptação de Marcos Rey do célebre romance de Joaquim Manuel de Macedo, e um sucesso que seguiu os passos iniciados com “Senhora”.

Além de ser uma bela adaptação não só do romance original de Macedo, mas também de colocar alguns personagens de outro livro do autor, “Memórias da Rua do Ouvidor”, a novela teve uma produção de primeira e a direção correta de Herval Rossano, então casado na vida real com a atriz Nívea Maria.

E essa dupla marcou um período importante das produções de novelas no horário das 18 horas na TV Globo, com Herval se consagrando como um diretor perfeito para novelas de época, e Nívea Maria se tornando a senhora do horário e das heroínas adaptadas dos grandes romances nacionais.

Com 80 capítulos, o mesmo de sua antecessora, “A Moreninha” teve suas externas rodadas na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, exatamente como o romance de Joaquim Manuel de Macedo propunha, e transformou o local em um dos mais visitados pontos do Rio de Janeiro pelos turistas, no final dos anos 70.

A novela estreou em 20 de outubro de 1975, permanecendo no ar até fevereiro de 1976 e, no ar, a história se passava a partir de 1866, destacando um romance que começa na infância de Carolina e Augusto e revive muitos anos depois quando os dois já estão adultos.

Além do romance entre Carolina, interpretada por Nívea Maria, e Augusto, papel defendido por Mário Cardoso, em sua primeira atuação de destaque na televisão, “A Moreninha” também tratou das lutas e dos movimentos antiescravistas, se destacando aqui o personagem do poeta Filipe, em uma ótima caracterização do ator Marco Nanini.

Nívea Maria foi muito criticada no início da novela por não ter o tipo físico exigido pelas características da “moreninha” da história, talvez porque nos acostumamos a ver Sonia Braga alguns anos antes como “A Moreninha” no cinema, mas o trabalho da atriz como a doce e sonhadora Carolina acabou conquistando os telespectadores e a interpretação da atriz se transformou em um dos seu grandes  momentos nas nossas telenovelas.

No grande elenco, com destaque para vários atores negros, além de Nívea, Mário e Nanini estavam os veteranos Henriqueta Brieba, Jayme Barcelos, Célia Biar e Magalhães Graça em ótimos desempenhos e mais Eduardo Tornaghi, Carmen Monegal, Roberto Bolant, Maria Cristina Nunes, Tessy Callado, Monique Lafond, Beatriz Lyra, Rogério Fróes, Haroldo de Oliveira, Léa Garcia, Antonio Pompeo, Sidney Marques, Ana Ariel, Sérgio de Oliveira, Marcus Toledo, Paulo Matozinho, Luiz Orioni e a participação especial de Natália do Valle.

Foto 1 - Mario Cardoso e Nivea Maria na capa da revista Amiga de fevereiro de 1976

Foto 2 - Nívea Maria conquistou o público com sua doce Carolina

Foto 3 - Henriqueta Brieba e Marco Nanini realizaram ótimos trabalhos em A Moreninha 

Foto 4 - Léa Garcia e Haroldo de Oliveira tiveram destaque como Duda e Simão

Foto 5 - Roberto Bolant e Eduardo Tornaghi, outros destaques da adptação de Marcos Rey

Foto 6 - Beatriz Lyra e Carmen Monegal em cena da novela A Moreninha de 1975

Foto 7 -  Os veteranos Magalhães Graça e Ana Ariel na novela que teve 80 capítulos

Foto 8 -  Nívea Maria e Mário Cardoso em uma cena do último capítulo da novela

Comentários
Assista ao vídeo