Cultura - Música

Orquestra Contemporânea de Olinda mostra sua mistura no Cultura Livre

26 de Junho de 2013

 

Além de ser uma das regiões brasileiras que mais preservam e divulgam suas tradições culturais, Pernambuco também é fonte de projetos que evidenciam a efervescência da música brasileira dos dias de hoje. Um dos frutos deste cenário é a Orquestra Contemporânea de Olinda, convidada do Cultura Livre do próximo sábado (29/6), que vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Idealizada pelo percussionista Gilú Amaral, a big band é composta por instrumentistas de vivências musicais diversas. Maciel Salú (voz e rabeca), por exemplo, é filho do reverenciado Mestre Salustiano (1945-2008), artista responsável pela recuperação do maracatu de baque solto. Na orquestra, os sons regionais se misturam aos ritmos latinos, afrobeat e rock. A formação completa conta ainda com Rapha B. (bateria), Hugo Gila (baixo e microkorg), Maestro Ivan do Espírito Santo (sopros), Juliano Holanda (guitarra), Tiné (voz e efeitos), Alex Santana (tuba), Roque Netto (trompete e flugelhorn) e Babá do Trombone.

O grupo possui dois discos: Orquestra Contemporânea de Olinda (2008) e Pra ficar (2012), este produzido pelo norte-americano Arto Lindsay. Do repertório, a banda extraiu quatro músicas para apresentar no Cultura LivreFalar pra ficar (Tiné/ Juliano Holanda/Gilú Amaral/Rapha B/Hugo Gila), Toda massa (Tiné), De leve (Juliano Holanda) e Viver o que falta viver (Tiné/Juliano Halanda/Gilú Amaral/Rapha B./Hugo Gila).     

O programa traz também a cantora e compositora Luz Marina, interpretando Meu gosto de menina, parceria dela com a poeta Alice Ruiz.

Apresentado por Roberta Martinelli, o Cultura Livre recebe a cada edição um músico ou grupo convidado para falar a respeito de sua carreira e mostrar algumas de suas composições. A interação com o público é um destaque da atração. Por meio das redes sociais e de um chat, os telespectadores podem enviar suas perguntas e comentários aos artistas.

Criado originalmente em 2009 na Rádio Cultura Brasil, estreou na TV em 2011. Em sua primeira temporada televisiva, o Cultura Livre foi pioneiro ao usar imagens gravadas por telefone celular.

O programa segue presente nas diversas mídias disponíveis. Além da televisão, ele continua com seu tradicional formato radiofônico (AM 1200), de segunda a sábado, das 14h às 15h, transmitido também pela internet (www.cmais.com.br/culturalivre).

Serviço:

Cultura Livre

Apresentação: Roberta Martinelli

Na TV Cultura: sábado, às 18h, com reapresentação na madrugada de sábado para domingo, à 1h30. (As gravações são transmitidas na íntegra em www.cmais.com.br/culturalivre/aovivo)

Na Rádio Cultura Brasil (AM 1200): de segunda a sábado, das 14h às 15h

Comentários
Assista ao vídeo