Colunistas - Rodolfo Bonventti

Os loucos invadem o horário nobre da Tupi, mas não caem no agrado do público

17 de Janeiro de 2016

A novela “Vila do Arco”, uma adaptação do romance “O Alienista” de Machado de Assis provocou um grande alvoroço na TV Tupi em meados de 1975. A idéia era muito interessante, mas adaptar para a televisão a história de um médico de loucos que chega a uma pacata cidade e resolve fundar um asilo, ou seja, um hospício, não parecia uma tarefa muito fácil.

 

A responsabilidade ficou com o gaúcho Sérgio Jockyman que criara o sucesso “O Machão” e também divertira o público com “O Sheik de Ipanema”. Na direção o talento de Luiz Gallon e um elenco de primeira, com muitos atores de teatro, tudo para garantir que a novela conquistasse bons índices de audiência, já que ela tinha uma missão difícil: competir com “Escalada” que era um grande sucesso no mesmo horário pela TV Globo.

 

O texto de Jockyman garantiu o bom humor e a direção de Gallon fez com que a novela tivesse um bom andamento, agradando ao público, embora o tema não fosse muito familiar naquela época. Houve um grande investimento em cenários e figurinos que transportassem os telespectadores para o século XIX, mas “os loucos” não conquistaram o sucesso que a TV Tupi esperava e a novela acabou sendo encurtada e o horário das 20h30 foi extinto para a teledramaturgia na emissora paulista.

 

Vila do Arco” estreou em 11 de agosto de 1975 e teve seu último capítulo apresentado em 30 de dezembro do mesmo ano, com destaque no elenco para Laerte Morrone, guindado à posição de um dos principais atores da emissora e aqui defendendo com maestria o principal personagem, o médico Simão Bacamarte, o alienista do título do romance original.

 

Ao lado dele, formando o triângulo central da história, estavam Maria Isabel de Lizandra, linda e perfeita como Carolina Mascarenhas, a noiva de Simão, e Rodrigo Santiago como o rival de Bacamarte, o jornalista Martim, o primeiro grande trabalho do ator em novelas.

 

Elias Gleizer como o barbeiro Porfírio e Célia Helena como a viúva Severina foram outros destaques do grande elenco que ainda contava  com a estréia de Herson Capri na tv, Nize Silva, Edwin Luisi, Geraldo Del Rey, Liana Duval, Isadora de Faria, Rogério Márcico, Kito Junqueira, Older Cazarré, Ivete Bonfá, Sebastião Campos, Riva Nimitz, Kleber Afonso, Sérgio Ropperto, Nilda Maria, Osmar Di Pieri, Henrique César, Newton Prado, Vera Paxie, Gésio Amadeu, Maria Eugenia de Domenico, Olney Cazarré, Silvio Francisco, Cleyde Ruth, Luiz Serra, Gloria Nascimento e Luiz Carlos Braga.

Foto 1 - Anuncio em revistas da novela "Vila do Arco" da TV Tupi


Foto 2 - Maria Isabel de Lizandra e Laerte Morrone viviam o casal principal

Foto 3 - Rodrigo Santiago e Celia Helena tiveram grandes desempenhos

Foto 4 - Edwin Luisi, Rodrigo Santiago, Célia Helena e Silvio Francisco em cena da novela

Foto 5 - Em cena: Laerte Morrone, Maria Isabel de Lizandra, Maria Eugenia Domenico e Kito Junqueira

Foto 6 - Sebastião Campos, Laerte Morrone, Elias Gleizer, Rogério Márcico, Geraldo Del Rey e Silvio Francisco

 
Comentários
Assista ao vídeo