Colunistas - Rodolfo Bonventti

Primeira novela colorida das 18 horas foi baseada em romance de José de Alencar

9 de Janeiro de 2016

Com o sucesso das novelas curtas que abordavam grandes obras da literatura às 18 horas, a TV Globo resolveu investir mais nesse horário e, em 30 de junho de 1975, estreava a primeira novela colorida do início da noite e com 80 capítulos.

 

Era a adaptação de Gilberto Braga do romance “Senhora”, escrito por José de Alencar e cuja personagem principal era Aurélia Camargo, a mulher que na sociedade do século XIX resolveu “comprar” um marido, ao receber uma grande herança, e escolheu justamente o homem que rompeu o noivado com ela para fazer a corte para uma milionária.

 

Considerado um dos principais romances brasileiros do século XX, “Senhora” tinha tudo para agradar as telespectadoras, e a produção de Daniel Filho com direção perfeita de Herval Rossano, o mestre das novelas das seis da tarde na TV Globo, fez com que a novela  cumprisse muito bem o seu papel e se transformasse em um dos maiores sucessos da emissora na década de 70.

 

A novela também representou a ascensão de Gilberto Braga para o time dos grandes autores de novelas da TV Globo, além de confirmar para os telespectadores o talento da dupla central de atores, Norma Blum e Cláudio Marzo, em brilhantes trabalhos como Aurélia e Fernando, respectivamente.

 

Principalmente para a carreira de Norma Blum, que inicialmente muitos consideraram um tanto quanto velha para o papel principal, essa novela e a sua Aurélia Camargo representaram um divisor de águas, e a atriz passou a ser vista também como uma das principais estrelas da emissora.

 

A história já havia sido adaptada pela TV Tupi em 1972, mas em uma versão para os anos 70, e recebeu o nome de “O Preço de um Homem”. Já a novela global foi a mais fiel possível ao romance, se passando na cidade do Rio de Janeiro em pleno século XIX, em uma produção que se esmerou em termos de figurino e cenários.

 

Ao lado de Norma Blum e Cláudio Marzo, estavam no elenco Osmar Prado, Zilka Salaberry, Alberto Perez, Lúcia Alves, Fátima Freire, Felipe Wagner, Ida Gomes, Miriam Pires, Elisa Fernandes, Fausto Rocha Jr., Paulo Ramos, Norma Suely, Maria do Rocio, Ivan Setta, Cléa Simões, Rogério Fróes, Cleide Blota, Chica Xavier e Nestor de Montemar.

Foto 1 -  A novela foi um grande sucesso do horário das 18 horas da Globo

Foto 2 - A novela consagrou Norma Blum e foi a primeira colorida no horário

Foto 3 - Cláudio Marzo e Norma Blum viveram Fernando e Aurélia, o casal central

Foto 4 - Osmar Prado e Fátima Freire tinham papéis de destaque na trama

Foto 5 - Norma e Zilka Salaberry na adaptação de Gilberto Braga para a TV Globo 

Foto 6 - Fausto Rocha Jr e Maria do Rocio na novela exibida em 1975

Foto 7 - Ruth de Souza também estava na adaptação do romance de José de Alencar

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo