Colaboradores - Patrícia Fernandes

VANTAGENS DA CONCILIAÇÃO

6 de Janeiro de 2016

O que é mediação e conciliação?  Qual a diferença?

Mediação; é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade a melhor solução para o problema. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos. A Mediação é um procedimento estruturado, não tem um prazo definido e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções que compatibilizem seus interesses e necessidades.

Conciliação; é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.

As duas técnicas são norteadas por princípios como informalidade, simplicidade economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual.

Os mediadores e conciliadores atuam de acordo com princípios fundamentais, estabelecidos na Resolução 125/2010: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.

Perda de tempo?

Ela é mais rápida, barata, eficaz e pacífica.

A conciliação resolve tudo em um único ato, sem necessidade de produção de provas. Também é barata porque as partes evitam gastos com documentos e deslocamentos aos fóruns. E é eficaz porque as própria partes chegam à solução dos seus conflitos sem imposição de um terceiro (juiz).

É ainda pacífica por se tratar de um ato espontâneo, voluntário e de comum acordo, entre as partes.

O resultado da conciliação tem validade jurídica?

Sim! Todos os acordos conseguidos por meio da conciliação tem força de decisão judicial.

E o que você ganha ao conciliar?

PAZ! TEMPO! E DINHEIRO!

As partes não precisam gastar com documentos produção de provas e custas judiciais. Não perdem tempo indo aos fóruns, nem sofrem o desgaste emocional de ficar mantendo um conflito por tempo indeterminado.

Resolver um conflito judicial por meio de acordo amigável pode ser a forma mais rápida de colocar um ponto-final no litígio. Pense nisso!

“Quem concilia sempre sai ganhando”

Os centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) atendem demandas pré-processuais relacionadas à regularização de divórcios, investigação de paternidade, pensão alimentícia e renegociação de dívidas.

No local, é possível buscar acordo antes do ajuizamento da ação ou com o processo já em andamento.

Saiba como funciona o serviço: http://zip.net/bdkf6b

 

Fonte; CNJ (Conselho Nacional de Justiça)

Comentários
Assista ao vídeo