Colunistas - Rodolfo Bonventti

Cinco minutos com Nelson Motta e o melhor da música popular brasileira

15 de Maio de 2013

O compositor, jornalista, produtor e crítico musical Nelson Motta começou sua carreira de sucesso na televisão em 1966, onde atuou como jurado e crítico musical nos programas "A Grande Chance" e "Um Instante, Maestro!", ambos apresentados por Flávio Cavalcanti (1923-1986). Nessa mesma época, como compositor, venceu a fase nacional do I Festival Internacional da Canção, o FIC, com a música "Saveiros", interpretada por Nana Caymmi.



O sucesso chegou em 1969, quando Nelson Motta foi o primeiro a elaborar uma trilha sonora especialmente para uma novela, "Véu de Noiva", primeiro grande sucesso de Janete Clair para a TV Globo.

Mas voltando aos seus primeiros passos na televisão, em 1968, ele estreava na TV Globo do Rio o programa "Nelson Motta e as Últimas" que tempos depois mudou para "Papo Firme". Eram cinco minutos diários, exibidos às 18h55, onde ele falava sobre os últimos lançamentos em discos, novidades envolvendo os nossos principais cantores e cantoras e as músicas que estavam fazendo sucesso na época.

Era um papo rápido, mas com muito conteúdo, e assim Nelson Motta foi ganhando espaço na televisão. Nessa época, programetes, como eram chamados os programas de curta duração, também eram uma moda na nossa telinha.

Dos programas de TV ele foi para as páginas diárias do jornal "Última Hora" e depois para "O Globo", escrevendo colunas sobre discos e música. No início da década de 1970, produziu e dirigiu programas como "Som Livre Exportação" e "Sábado Som", ambos na TV Globo, e onde além de MPB ele também trazia o rock nacional para a televisão.



Nelson Motta também produziu, na década de 1970, discos dos principais nomes da nossa música como Elis Regina, Wilson Simonal, Wanderléa e Lulu Santos, entre outros.

E na próxima semana: Uma versão moderna de Pigmalião no horário das 19h.

Comentários
Assista ao vídeo