Viver - Saúde

Tratamento anti-drogas feito com substância natural tem eficiência comprovada pela Unifesp

18 de Dezembro de 2015

O método contra drogas feito com Ibogaína recuperou 72% dos pacientes, releva estudo

São Paulo, dezembro de 2015 – Encontrada na raiz da planta africana Iboga, a substância Ibogaína teve sua eficácia comprovada no combate a dependência química através de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O grupo de pesquisadores estudou um universo de 75 pacientes com dependência química. O resultado? Depois de um ano de acompanhamento, 72% dos voluntários perseveraram e mantiveram distância das drogas.

 O estudo foi publicado pela renomada revista britânica “Journal of Psychopharmacology”, veículo que divulga importantes descobertas da psicofarmacologia na Inglaterra e no mundo. Dentre os entorpecentes envolvidos na pesquisa estão a cocaína, o crack e o álcool. O líder da equipe que investigou os efeitos da Ibogaína nos dependentes químicos, Dartiu Xavier da Silveira afirmou que do total de participantes, 55% dos homens e 100% das mulheres conseguiram superar a dependência e não entraram em contato com a droga motivo do vício por, pelo menos, um ano.

 O uso excessivo de entorpecentes é tema recorrente em todo o Brasil. A dependência devastadora da droga pode levar a atitudes extremas do dependente para conseguir pelo menos uma “dose”. Dentre esses atos, viciados vendem objetos de valor de dentro de casa e acabam, inclusive, se prostituindo para continuar consumindo a droga. A prostituição para alimentar o vício foi tema de uma recente novela intitulada “Verdades Secretas”, exibida na faixa das 23h na Rede Globo e levantou ainda mais a bandeira deste tipo de doença.

O diretor do Instituto Brasileiro de Terapias Alternativas, IBTA, mestre em medicina chinesa e naturopata Rogério Souza trabalha com o tratamento da Ibogaína e confirma a eficiência da intervenção: “Em nossa clínica o tratamento acontece durante cinco dias. O paciente não fica internado, somente passa pela clínica durante o horário dos atendimentos, por volta de 2 a 3 horas por dia. Durante a permanência na clínica, o enfermo recebe terapias auxiliares diversas, pois entendemos que é de vital importância cuidar do emocional para descobrir o porquê ele iniciou nas drogas/álcool, como também o que o leva a permanecer no uso.”

Ministrada por via oral, em cápsulas, a Ibogaína é metabolizada no fígado onde ativa a enzima chamada GDNF (enzima responsável pelas reconexões neurológicas). Ela age também no aumento da dopamina e serotonina que é o hormônio neurotransmissor do prazer.

Com uma sequência de casos de sucesso e até mesmo de cura através da Ibogaína, a esperança de recuperar os dependentes através de uma terapia eficaz se torna a alternativa mais procurada pelos familiares e os chamados co-dependentes, aqueles que são impactados indiretamente pela dependência.

IBTA possui estrutura completa e acesso a Ibogaína medicinal de alta qualidade somatizado com seu corpo clínico constituído por médico, psicólogos, terapeutas e especialistas em Iboga que administram o medicamento da melhor forma de cura para dependência Química.

Comentários
Assista ao vídeo