Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA - DINÁ LISBOA

16 de Dezembro de 2015

(12/09/1912 – 04/08/1987)

 

Uma veterana premiada no teatro e na TV  

 

Antes de ser atriz, Diná Lisboa, nascida em Angatuba, pequena cidade do interior de São Paulo, foi professora primária e depois funcionária pública.

Na década de 50, já na capital paulista, ela estudou canto e dança e se transformou em cantora lírica. Mas em 1949 ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), onde ficou por três anos.

Fez parte de grandes companhias teatrais nacionais, entre elas a Cia Sérgio Cardoso-Nydia Lícia e a Cia. Maria Della Costa. Participou também do Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC, e do Teatro de Arena.

E foi nos palcos paulistas que conquistou muitos prêmios como o Troféu Saci e, por duas vezes, o Prêmio Governador do Estado como melhor atriz.

No cinema esteve em grandes produções como “Presença de Anita”; “Suzana e o Presidente”; “Esquina da Ilusão”; “Rebelião em Vila Rica”; “Meus Amores no Rio”; “A Arte de Amar Bem”; “Betão Ronca Ferro” e “Portugal, Minha Saudade”, esses dois últimos com Mazzaropi.

Estreou na televisão em 1964 fazendo teleteatros e passou por várias emissoras, marcando presença em novelas importantes na TV Tupi e na TV Globo.

Em 1969 ganhou um bom papel na novela de Geraldo Vietri, “Nino, o Italianinho” na TV Tupi e se transformou em uma das atrizes preferidas do autor, com quem viria a trabalhar também em “A Fábrica” em 1971; “Vitória Bonelli” em 1972; “Meu Rico Português” em 1974 onde viveu dona Veridiana Pires e “Os Apóstolos de Judas”.

Na TV Globo esteve em uma participação especial na adaptação de Jorge de Andrade para o horário das 22 horas que foi “Os Ossos do Barão” de 1973/74.

Em 1977, cansada do ritmo das gravações de novelas, Diná Lisboa resolveu se retirar da carreira artística e foi se refugiar na sua cidade natal, onde faleceu em agosto de 1987, aos 74 anos de idade.1977, no auge do seu prestígio, afastou-se da carreira.

Foto 1 -   Diná Lisboa em cena do filme "A Arte de Amar...Bem" de 1970

Foto 2 -  A atriz, uma das preferidas de Geraldo Vietri, em "A Fábrica" de
1971

Foto 3 - Diná fez dois filmes com Mazzaropi, aqui em cena de
"Portugal...Minha Saudade"

Foto 4 - Ela teve um dos principais papéis em "Meu Rico Português", exibida
em 1975

Foto 5 - Ao lado de Márcia Maria em "Meu Rico Português" viveu Dona
Veridiana

Foto 6 - Diná Lisboa e Chico Martins em "Os Apóstolos de Judas", também de
Vietri
Comentários
Assista ao vídeo