Colunistas - André Garcia

Lançamento BMW S 1000 XR

12 de Dezembro de 2015

A convite da BMW Motorrad, na última sexta-feira 04 de dezembro, estivemos no autódromo da Fazenda Tuiuti para um test ride do novo modelo S 1000 XR e já aproveitamos para rodar na nova S 1000 RR que sofreu face lift, perdeu peso e ganhou potência e mais tecnologia.

A BMW deixou bem claro que assim como o automóvel X5 personifica o conceito SAV (Sports Activity Vehicle), a BMW S 1000 XR incorpora toda uma gama de utilizações em um só nome: Adventure Sport.

Para que o leitor entenda, se o mercado de automóveis temos as SUV´s ou Crossover´s, a BMW denomina SAV e se no mundo das duas rodas temos as Crossover´s, a BMW denomina Adventure Sport. São produtos com jeitão de fora de estrada, mas cujo habitat é o asfalto.

A S 1000 XR é daquelas motos que proporciona uma pilotagem ereta e relaxada, podendo ser utilizada no dia a dia e em longas viagens, bastando equipa-la com os opcionais top case e malas laterais, porque de resto ela é completíssima: Modo de Condução Pro, DTC e ABS Pro, Cruise control, Piscas em LED, Shift assistant PRO, Suspensão Dynamic ESA, Manoplas Aquecidas, Cavalete Central, Suporte para malas laterais e suporte para Top Case, preparação para GPS (Suporte), Luz de Condução Diurna em LED e Protetor de Mãos. para-brisa touring ajustável em 2 posições, protetor de mãos, guarda volumes abaixo do banco, aquecimento de manopla, controle de tração, freios com ABS de última geração da BOSCH,

Mesmo a pilotagem sendo em um autódromo, foi possível notar o quanto é fácil pilotar a S 1000 XR. É uma moto que está na mão o tempo todo, proporciona mudanças rápidas de direção como em uma esportiva, pouca vibração para as mãos e os pés, boa proteção do vento com para-brisa ajustável em 2 posições de fácil manuseio, bastando puxa-lo para diminuir ou aumentar a proteção.

Todos os comandos estão em seus devidos lugares, tornando a pilotagem intuitiva e sem a necessidade de desviar o olhar da pista ou mesmo quando se busca alguma informação no belo painel com conta giros analógico e demais marcações digitais (marcha engatada, odômetros parciais 1, 2 e total; temperatura externa e do motor; pressão dos pneus e várias outras informações utilizáveis em track day, como volta mais rápida, etc...).

Ao acionar o botão de partida, o som é uma verdadeira sinfonia emanado dos 4 cilindros em linha derivado da esportiva S 1000 RR (hoje com 200cv) e sua irmã Naked S 1000 R, motor com 160 cavalos de potência a 11.000 RPM e 11,42 Kgfm a 9.250 RPM a BMW informa o torque em Newton Metro de 112.

Saindo da mobilidade, nota-se o quão é fácil lidar com a máquina que oferece força já em baixos regimes de rotação com boa distribuição de peso que nem parecer ter 228kg em ordem de marcha (com todos os fluídos e 90% da capacidade de combustível).

Ao sentar, aqueles desprovidos de perna, como este que vos escreve com 1,65 de altura, terá uma certa dificuldade em apoiar os pés no chão, já que a altura standard é de 840mm, ficando como opcionais o banco mais baixo de 820mm ou mais alto de 855mm.

Maiores detalhes só quando a BMW disponibilizar o modelo para uma avaliação onde se possa viajar e rodar no dia a dia.

Em outubro quando apresentada no Salão Duas Rodas o preço foi divulgado a R$ 68.990,00, todavia, acabo de receber nova tabela com aumento para R$ 71.900,00. Com todo o pacote eletrônico e de segurança oferecido, se comparado a outros modelos o preço se justifica, apesar de salgado.

Duas cores serão disponibilizadas: Vermelha e Branca.

Texto: André Garcia

Fotos: Fábio Aro

Comentários
Assista ao vídeo