Cultura - Música

Ritmus Brasillis

8 de Dezembro de 2015

Por Cau Marques

Boa semana amigos da música! Somos um povo abençoado por Deus, e a extensão do nosso país deixa a diversidade cultural muito mais ampla, correto? Infelizmente, não necessariamente ultimamente.

Ainda somos feitos da mistura de sons que compõem as músicas da nossa terra, mas estamos perdendo a receita. Há alguns anos a massificação da internet vem “achatando os pólos” e tirando um pouco do brilho da diversidade. 

Somos agora a mistura ainda não muito bem feita de alguns acordes de oriundos da MPB, das batidas funkeadas  dos cariocas , do sertanejo do restante do sudeste e do esmagador “arrocha”.

Gostem ou não, a batida da musica brasileira ainda é contagiante e sensual. Na minha humilde opinião ainda somos “mestres”, quando o quesito é Ritmo. O sangue latino, misturado ao africano e com as influencias cada vez mais claras do R&B americano não tem como dar errado. O único pesar, é sentir a falta de alguns acordes de guitarra ou um pouco mais de som de viola... ou talvez do reggae vindo do Sul.

Numa análise rápida e grotesca, resumo o som do Brasil como “percussivo”. Fica cada vez mais difícil encontrar vozes realmente marcantes, pelo menos nas músicas que figuram as paradas de sucesso das rádios e da Web. Não me lembro de ouvir timbres femininos como os de Elis e Marisa Monte ou masculinos como o de Jessé.

A rica música Brasileira está se tornando um “míssil teleguiado”, composta, feita e montada para atingir um público alvo que dê lucro. Existe, é claro, sempre gratas surpresas e exceções à essa regra, mas infelizmente não está como deveria para o alcance do grande público.

Parece existir uma letargia política e cultural que assola a mente dos nossos compatriotas com a preguiça do pensar, do querer mais. O Brasil se contenta com o pouco que lhe é oferecido e se sente responsável pelas escolhas.

Um povo tão completo e com influências tão ricas não pode se render e muito menos se vender. A imensa árvore de Ritmus Brasilis ainda está de pé e eu, continuo aguardando as novidades brilhantes que, tenho certeza existir em abundância em nossa terra. Tenho sempre a esperança de que a música nos redimirá!!!!!

 

      

Comentários
Assista ao vídeo