Colunistas - Rodolfo Bonventti

Uma ovelha negra marcou a primeira parceria de Negrão e Chico de Assis na TV

8 de Dezembro de 2015

Depois de passar pela TV Globo, onde escrevera "Supermanoela”, o autor Wálter Negrão voltou para a TV Tupi e fez uma bonita parceria com Chico de Assis. Nascia assim “Ovelha Negra” , novela do horário das 20 horas e que não conseguiu repetir o sucesso de sua antecessora, “Ídolo de Pano”.

A novela teve problemas de produção e acabou sendo encerrada antes do previsto. Como a audiência não foi a esperada pela TV Tupi, embora a história fosse muito interessante e contasse com um grande elenco, a emissora paulista tentou aproveitar o fato da TV Globo ter sua nova novela no horário censurada (“Roque Santeiro”), o que vamos contar na próxima coluna, e resolveu lançar uma nova produção para competir mais diretamente com a reprise de “Selva de Pedra”, solução encontrada às pressas pela TV Globo para ocupar o horário.

Dessa forma, “Ovelha Negra” estreou em 2 de junho de 1975 e deixou o ar quase quatro meses depois em 30 de setembro, com um retorno muito mais positivo da mídia especializada em televisão do que do próprio público.

Dirigida pelos competentes Edison Braga e Atílio Riccó, a história de Negrão e Assis falava de um homem, Julio Monteiro, que era considerado em uma pequena cidade no interior, Águas de Santana, o “ovelha negra” de uma família tradicional e de posses, e que se rebela contra as autoridades da cidade e a hipocrisia das pessoas que vivem lá, lançando sua candidatura a prefeito e atraindo dessa forma ainda mais a ira dos poderosos do local.

Para viver o personagem central foi convidado o ator Rolando Boldrin que vinha de uma bom trabalho em “Os Inocentes”, e também nesta história de Wálter Negrão e Chico de Assis ele viria a contracenar e fazer o par romântico com Cleyde Yáconis, que aqui interpretava uma escritora de sucesso, Laura. Mais um belo trabalho da dupla, só que aqui era Boldrin quem se destacava mais, ao contrário da novela anterior onde toda a trama se desenvolveu ao redor da personagem de Cleyde.

Para compor o elenco da atração a TV Tupi não poupou esforços e chamou todos os atores que estavam à disposição, compondo um elenco de grandes nomes e com trabalhos marcantes na história. Com um brilhante desempenho como o padre da cidade, que era altamente politizado, Edney Giovenazzi teve um grande momento da sua carreira.

Mas o grande elenco ainda teve muita gente boa e belos trabalhos, com destaque para Serafim Gonzales, Kate Hansen, Laura Cardoso, Ivan Mesquita, Joana Fomm, Edgard Franco, Ewerton de Castro, Lia de Aguiar, Jonas Bloch, Wanda Stefania, Carlos Augusto Strazzer, Geórgia Gomide, Mário Benvenutti, Carminha Brandão, Leonor Lambertini, João José Pompeo, Léa Camargo, Abraháo Farc, Adoniran Barbosa, Francisco Di Franco, Dante Ruy, Maria Vasco, Antonio Pitanga, Oswaldo Campozana e Paco Sanches.  

Foto 1 - O anuncio da novela da TV Tupi exibida em 1975

Foto 2 -  Boldrin, Serafim, Cleyde, Di Franco, Geórgia, Edney e Laura no
elenco

Foto 3 -  Rolando Boldrin e Cleyde Yáconis, o par central da obra de Negrão
e Chico de Assis

Foto 4 - Kate Hansen foi um dos destaques da novela da TV Tupi

Foto 5 - Joana Fomm marcou presença no grande elenco de "Ovelha Negra"

Foto 6 - Wanda Stefania também marcou presença no elenco da novela

Foto 7 - Cena da novela com Oswaldo Campozana, Paco Sanches e Mário
Benvenutti

 

 

 

.

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo