Colunistas - André Garcia

Passeando de BMW R 1200GS

7 de Dezembro de 2015

Na semana que tinha vários compromissos com palestras de segurança de trânsito com foco na motocicleta, atendendo o Hospital Israelita Albert Einstein nas unidades Alphaville e Morumbi, a BMW, em apoio a iniciativa, cedeu o modelo R 1200GS.

Cumprido os compromissos, não poderia deixar de fazer um passeio com a esposa e o destino foi Santo Antônio do Pinhal para saborear uma truta.

Fazer um bate e volta de pouco mais de 300km com a R 1200GS é fácil, a moto oferece tudo de bom e do melhor em termos de conforto e segurança para piloto e garupa.

A BMW lançou a nova R 1200GS no segundo semestre de 2013 e em relação a antiga é realmente tudo novo: chassi, tanque, motor, refrigeração líquida, cardã que passou para o lado esquerdo, escapamento que passou para o lado direito, buscando centralização de massas, que apesar de ser 10 kg mais pesada que o modelo anterior, o piloto tem a nítida impressão de que é mais leve.

A GS ficou mais fácil de pilotar, especialmente para quem tem 1,65 de altura como quem vos escreve, a altura do assento continua em 850mm, todavia, o banco ficou mais estreito na frente e isso facilita alcançar o solo. Evidentemente soma-se a isso, ajustar a suspensão ESA (Electronic Suspension Adjustment) no modo normal ou soft. No modo hard a suspensão, além de mais dura, fica elevada de tal maneira que não se alcança o chão quem tem baixa estatura.

Falando na suspensão, com este sistema, é possível regular as suspensões da motocicleta por meio de um único botão instalado no punho esquerdo: soft, normal e hard, cada item permite ainda regular com piloto sozinho, piloto com bagagem ou piloto com garupa.

Trabalha com a suspensão o controle de tração ASC (Automatic Stability Control) que possui os modos Rain (para piso molhado), Road, Dynamic e Enduro. O sistema controla a velocidade presente nas rodas dianteira e traseira, comparando-as simultaneamente e constantemente impedindo que a motocicleta derrape. No modo Dynamic o sistema regula a suspensão em cada mudança de aderência ou em retas e curvas ajudando o piloto a manter a moto o tempo todo no mais absoluto controle.Com o controle de estabilidade (ASC), se a roda traseira derrapar, a ignição é cortada para evitar um provável tombo.

Avaliando os modos Rain, Dynamic e Road, possível notar um delay na aceleração, ou seja, a resposta do acelerador é mais lenta, especialmente se comparar Rain com Dynamic, além do controle de tração ser mais intrusivo no modulo para piso molhado (rain). O modo Enduro não foi testado, já que não peguei trecho de terra.

Algo louvável na mudança dessa R 1200GS são os comandos nos punhos agora convencionais e não mais no estilo BMW, como no passado, quando era preciso se adaptar por estar acostumado com outras motos: botão de buzina, setas e de partida todos em seus devidos lugares. Parece papo de chato, mas segurança começa com uma boa ergonomia, onde não é necessário o piloto tirar os olhos da estrada.

Acionando o botão de partida no punho direito, o som dos dois cilindros opostos se mostra enfurecido, considero uma verdadeira sinfonia. Seu motor Bicilindrico Boxer de exatos 1.170 cilindradas gera 125 cv de potência a 7750 RPM e 12,74 Kgfm de torque a 6500 RPM de quatro tempo e refrigeração mista (liquida e a ar).

Para parar, a GS conta com freios Brembo com discos duplos flutuantes com diâmento de 305mm e pinça radial com quatro pistões na dianteira e disco único flutuante com diâmetro de 276mm e pinça com dois pistões no dianteiro com ABS de última geração da BOSCH ajustável de acordo com o modo de condução (Rain, Road, Dynamic e Enduro) e com possibilidade de desativação integral ou parcial.

Essa BMW vem calçada com pneus radiais Metzeler Tourance Next nas medidas 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira, que são monitorados pelo sistema RDC (Rechtek Dimerst Codemal) verificando constantemente a pressão dos pneus e surgindo perda de pressão envia um alerta no painel informando o problema.

Diante de todas essas informações fica redundante afirmar que o passeio para o almoço foi maravilhoso e seguro, já que mesmo no trecho com pista molhada bastou mudar do modo Dynamic para Rain e se concentrar na pilotagem.

Sozinho ou acompanhado essa moto está sempre à mão, proporcionando uma pilotagem prazerosa, ágil, sem sustos, vencendo todos os obstáculos, especialmente das nossas ruas, pessimamente, asfaltadas.

A esposa adora quando essa moto vem para avaliação, se tonou exigente e essa BMW oferece muito conforto para a garupa, seja pelo largo banco com abundante espuma, seja pela posição em que ficam as pernas proporcionando longos quilômetros sem cansaço.

O piloto fica bem acomodado, braços relaxados, pernas bem encaixadas no tanque, todos os botões do punho são de fácil manuseio e instintivo e um mimo que não poderia deixar de mencionar: aquecimento de manopla. Quando a temperatura caiu no trecho de serra, num click as mãos permaneceram aquecidas.

No painel todas as informações presentes: velocidade, marcha engatada, temperatura do motor, temperatura ambiente, km parcial e total, combustível, modo de pilotagem, modo de suspensão e por fim ainda num outro click no punho esquerdo controlador de velocidade, vulgo piloto automático, como da foto onde levanto a mão direita para mostrar que a velocidade é mantida. Tudo muito fácil e intuitivo.

 

Se você curte passear de moto e almoçar truta, recomendo o Restaurante e Pesqueiro Arco-Íris em Santo Antônio do Pinhal, lugar lindo com som da cachoeira, pássaros e até um beija-flor batendo na janela. Os pratos são bem elaborados, saborosos a preço justo.

 https://www.google.com.br/maps/place/Arco+%C3%8Dris/@-22.8286164,-45.6452241,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x94cef6948214d535:0xbe69929689dd501d

Antes, pare na estação de trem da cidade, logo que termina a serra, a sua direita e saboreie um bolinho de bacalhau e curta o local que tem um mirante que em dias claros é possível enxergar o oceano.

 

A BMW oferece esse modelo R 1200GS Premium nas cores vermelha, azul metálico, branca e preto. Nas concessionárias os preços variam de R$ 66.900,00 a R$ 72.900,00, depende do ágio ou do desconto.

Se teria uma? Que pergunta! Fiz uma foto com o Papai Noel, quem sabe o bom velhinho considera o quanto bom menino fui em 2015.

Ficha técnica:

Motor

 

Tipo

Motor boxer bicilíndrico de quatro tempos com refrigeração líquida e a ar.

Diâmetro / curso

101 mm x 73 mm

Cilindrada

1,170 cc

Potência máxima

125 hp (92 kW) a 7,750 rpm

Torque máximo (Nm)/RPM

125 Nm a 6,500 rpm

Taxa de compressão

12.5:1

Preparação do combustível / gestão do motor

Injeção eletrônica de combustível
Sistema equipado com módulo + BMS-K

Catalisador

Esta motocicleta atende ao Programa de Controle de Poluição do Ar por Motocicletas e Veículos Similares - PROMOT (Estabelecido pelas Resoluções n°297 de 26/02/2002 e n°342 de 25/09/2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).

Desempenho / Consumo de Combustível

 

Velocidade máxima

> 200 km/h

Consumo (90 km/h)

 

Consumo (120 km/h)

 

Combustível

 

Alternador / Autonomia

 

Alternador / Autonomia

Gerador de 580 watts trifásico (potência máxima)

Bateria

12/ V/11,8 Ah, livre de manutenção.

Transmissão

 

Embreagem

Multidisco em banho de óleo com função antideslizante operada hidraulicamente

Câmbio

Câmbio de seis marchas com dentes helicoidais

Transmissão

Eixo Cardã

Ciclística / freios

 

Quadro

Quadro multitubular separável tipo treliça

Suspensão dianteira

BMW Motorrad Telelever com sistema de amortecimento central e bengala equipada com cilindros internos de 37 mm de diâmetro

Suspensão traseira

Monobraço oscilante de alumínio equipado com sistema BMW Motorrad Paralever com sistema hidráulico de ajuste contínuo de pré-carga da mola e retorno do amortecedor (Pacote Premium).

Curso da suspensão dianteira / traseira

190 mm/200 mm

Distância entre eixos

1,507 mm

Trail

99.6 mm

Ângulo da coluna de direção

64.5°

Rodas

Rodas de Liga Leve (Pacote Sport) e Rodas Raiadas (Pacote Premium)

Roda dianteira

3.00 x 19"

Roda traseira

4.50 x 17"

Pneu dianteiro

120/70 R 19

Pneu traseiro

170/60 R 17

Freio dianteiro

Discos duplos flutuantes com diâmetro de 305 mm e pinça radial equipada com quatro pistões

Freio traseiro

Disco único flutuante com diâmetro de 276 mm e pinça equipada com dois pistões

ABS

Item de série ajustável de acordo com o modo de condução e com possibilidade de desativação integral ou parcial

Dimensões / pesos

 

Comprimento (mm)

2,207 mm

Largura (mm)

952,5 mm

Altura (mm)

1,412 mm

Altura do banco (mm)

850/870 mm (banco baixo: 820/840 mm)

Curvatura das Pernas

1870/1910 mm (banco baixo: 1820/1860 mm)

Peso em ordem de marcha 1)

238 kg

Peso seca

 

Peso total permitido

450 kg

Carga útil (com equipamento de série)

212 kg

Capacidade do tanque de combustível

20 litros (total)

Reserva

Aproximadamente 4.0 litros

·         Os dados técnicos referem-se ao peso sem carga (DIN)

·         1) De acordo com as normas 93/93/EWG com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.

Comentários
Assista ao vídeo