Colunistas - Rodolfo Bonventti

A irreverência do pai do Febeapá, da Tia Zulmira e de Rosamundo chega à TV Rio

3 de Outubro de 2012
Ele nasceu Sérgio Marcos Rangel Porto, mas todos que passaram pelas décadas de 1950 e 1960 se lembram dele como o cronista, escritor, radialista e apresentador de TV, Stanislaw Ponte Preta. Irreverente, esse carioca que soube como ninguém retratar o Rio de Janeiro e seus personagens nas suas crônicas e livros, também teve seu programa na TV em meados da década de 60, o "Stanislaw Ponte Preta Show".

Criador de personagens como a Tia Zulmira, o Rosamundo ou o Primo Altamirando, Stanislaw Ponte Preta fazia naqueles anos 1960 o que vemos hoje maciçamente na TV no chamado "novo humor" ou "stand up comedy". E sua irreverência ia ao ar na TV Rio no horário nobre, em um programa de uma hora de duração, que ia das 20h30 às 21h30.

Demorou um pouco para que o público daquele tempo entendesse o humor sarcástico e irreverente que o nosso Sérgio Porto levava para a telinha. Críticos de televisão da época dizem que o público ficava esperando é que entre as atrações do programa, o Stanislaw Ponte Preta desfilasse as suas famosas "as mulheres mais bem despidas do ano" que acabaram virando as "Certinhas do Lalau".

Essas Certinhas duraram de 1954 a 1968 e se transformaram em um sucesso nacional. A lista de Stanislaw era esperada com muita ansiedade todos os anos, não só pelos fãs clubes das nossas grandes vedetes do teatro de revista, como pelas próprias e seus empresários. Afinal, fazer parte das "Certinhas do Lalau" era sucesso garantido pelo ano inteiro e fazer parte de muitas capas de revistas da época.

Entre as Certinhas que Stanislaw Ponte Preta elegeu figuraram grandes divas da época como Carmen Verônica, Anilza Leoni, Aizita Nascimento, Íris Bruzzi, Sonia Mamede, Mara Rúbia, Virginia Lane, Rose Rondelli, Betty Faria, Norma Benguell, Myriam Pérsia e Eloína, entre tantas outras.

Além do programa próprio na TV Rio e dos vários livros que escreveu, talvez o mais famoso deles o "FEBEAPÁ - Festival de Besteira que Assola o País", lançado logo depois do Golpe Militar de 1964, Stanislaw também foi autor de espetáculos de teatro e de muitos roteiros para a televisão, como para os primeiros programas de humor de Chico Anysio e os humorísticos "Miss Campeonato"; "Da Boca para Fora" e os "Espetáculos Tonelux". Enfim, um nome importante também da nossa TV nos anos 1960, e que é muito pouco lembrado quando se fala da história da televisão brasileira.

E na próxima semana: Um português misterioso que marcou a carreira de Sérgio Cardoso.






Comentários
Assista ao vídeo