Cultura - Teatro

ESPETÁCULO DE ESTREIA DA DUPLA DE PALHAÇOS DAVID TAIYU E SANDRO FONTES

28 de Novembro de 2015

“ANTES DO DIA CLAREAR”, ESPETÁCULO DE ESTREIA DA  DUPLA

DE PALHAÇOS DAVID TAIYU E SANDRO FONTES, TEM APRESENTAÇÃO

ÚNICA E GRATUITA NA LIVRARIA NOVESETE, DIA 05 DE DEZEMBRO

 

Montagem da Cia 2Dois presta uma homenagem à arte do palhaço

 

Dois homens que silenciosamente invadem um grande circo antigo na calada da noite, revelando o universo mágico dos palhaços. Em síntese este é o mote do espetáculo infantil “Antes do Dia Clarear”, que marca a estreia da Cia 2dois, composta pelos atores/palhaços David Taiyu e Sandro Fontes, em sessão única na Livraria NoveSete, no dia 05 de dezembro. A apresentação é gratuita e ocorre a partir das 16h no Galpão de Eventos da Livraria.

 

Dirigida por Fernando Escrich e Ronaldo Aguiar, a montagem é inspirada na lenda que mantém o costume dos mais antigos moradores de circo, de que depois da meia noite não pisam no picadeiro, pois o lugar é reservado aos ancestrais circenses, para que possam ali fazerem seus espetáculos. Nesse contexto, dois homens silenciosamente invadem um grande circo antigo na calada da noite, numa relação de amizade com diferenças, conflitos, mas também com muita graça, beleza e poesia.

 

“‘Antes do Dia Clarear’ é um espetáculo que faz uma grande homenagem aos palhaços de todo o mundo, num gesto de reconhecimento e agradecimento a essas figuras que tanto nos alegraram e ensinaram”, explica a dupla.

 

CONCEPÇÃO - Foi dessa instigante pequena lenda que nasceu o argumento do espetáculo, primeira montagem da cia. Predominantemente não verbal, “Antes do Dia Clarear” é um espetáculo simples, que mostra a arte do palhaço, trazendo para a cena truques e segredos dos antigos palhaços de circo, sua ingenuidade e sua música para adultos e crianças. “A montagem fala das relações humanas com leveza e divertimento e nos faz refletir sobre elas”, analisam os atores/palhaços.

 

Os diretores propuseram um desafio imenso, que é trabalhar com a quarta parede, sem relação com o público, pois a ideia é que se trata de um espetáculo feito por uma dupla de palhaços que já morreu. O espetáculo traz diversas gags e esquetes musicais como a clássica “Como vai?” do palhaço Carequinha, com os palhaços tocando ao vivo os instrumentos musicais. A trilha sonora é assinada por Fernando Escrich e traz também músicas de Nino Rota, compositor dos filmes de Federico Fellini. Já as canções são tocadas em cena numa vitrolinha em disco de vinil e, durante os números, os palhaços executam uma coreografia extremamente marcada e poética, desenhada pelo diretor e coreógrafo Ronaldo Aguiar.

 

CENÁRIO E FIGURINOS – Os figurinos foram criados pelos próprios palhaços da Cia 2dois, a partir das necessidades cênicas e neles existem algumas características de palhaçaria clássica, como a calça e as mangas dos paletós, que dão a ilusão de ótica de os palhaços parecerem maiores ou menores. Já o cenário, basicamente um picadeiro, foi concebido e confeccionado por David Taiyu.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção: David Taiyue Sandro Fontes

Direção: Fernando Escriche e Ronaldo Aguiar

Direção Musical: Fernando Escrich

Direção de Movimento: Ronaldo Aguiar

Elenco: David Taiyue Sandro Fontes

Cenário: David Taiyu

Figurinos: Sandro Fontes e David Taiyu

Criação de luz: Cic Morais

Customização do figurino: Cleuber Gonçalves

Trilha composta: Fernando Escrich

Realização: Cia 2Dois

Produção Executiva: Nascedouro Gestão Cultural

 

SERVIÇO

LIVRARIA NOVESETE – Espetáculo “Antes do Dia Clarear”

Dia: 05 de dezembro

Horário: 16h

Classificação etária: Livre

Duração: 55 minutos

Ingressos: Grátis

Capacidade: 100 pessoas

 

Endereço da Livraria NoveSete:

Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (próximo da Estação Ana Rosa do Metrô)

Fone: 11 5573-7889

www.livrarianovesete.com.br

 

 

Comentários
Assista ao vídeo