Cultura -

Associação Paulista de Medicina lança exposição com acervo da pinacoteca

28 de Novembro de 2015
 
Doutores Florisval Meinão, Guido Palomba e Claudio Alberto Bueno da Silva (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira (25), aconteceu o lançamento da exposição com todo o Acervo da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo (SP). O evento iniciou por volta das 20h e contou com convidados ilustres, tanto da área médica quanto da artística. A exposição conta com 132 obras que compõem a coleção de arte do espaço, que foi criado no final da década de 40 e ganha novo gás a partir de agora. Para a ocasião especial, foi lançado um livro/catálogo (com apoio da Lei Rouanet e da empresa Genzyme, do Grupo Sanofi) que reproduz as obras expostas e conta com legendas biográficas, além de textos escritos pelo crítico de arte, Jacob Klintowitz, e pelo diretor cultural da APM, dr. Guido Palomba.

Aliás, o dr. Guido Arturo Palomba, psquiatra forense gabaritado e amante da arte, ficou responsável pela curadoria da mostra. Há 30 anos na casa, Palomba revela que começou como "carregador de pasta" do diretor cultural e participou do processo de ampliação do espaço, que começou nos anos 90. Para ele, o ofício médico vai muito além da ciência. "A medicina é uma ciência-arte, de forma especial a psiquiatria. Por exemplo, na minha área entendemos que uma pessoa pode delirar e alucinar, mas aquela pessoa que simula, interpreta esses estados, também passa por isso. Quem pode dizer se isso é mentira ou verdade? É justamente o olho do artista, ou seja, do médico. Usamos os cinco sentidos da mesma maneira que os artistas usam para criar", diz.

 
Isabelle Ribot à esquerda; a abertura da exposição recebeu convidados (Fotos: Marcos Martins)

No local, são promovidas reuniões com artistas, exposições, coquetéis e divulgação dos trabalhos. Em troca, o artista doa uma obra de sua autoria para o acervo. Há também a possibilidade de agendar visitas em grupos, com agendamento prévio. O espaço foi dividido em duas salas: a primeira conta com obras clássicas (modernistas), de artistas como Tarsila do Amaral e Aldemir Martins; Já a segunda está reservada para obras contemporâneas, incluindo as criações de Caciporé Torres, Isabelle Ribot e Antônio Petkov.

"Desde sempre, quando cheguei a esta associação, entrei em contato com os livros e hoje sou um mini colecionador. Os livros sempre foram a paixão da minha vida e uma coisa chama a outra. Depois passei a gostar, apenas como apreciador, das artes plásticas. Quem vier nos visitar, será recebido de braços abertos", finaliza Palomba.

Informações complementares

A mostra acontece na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista – SP) até 30 de abril de 2016, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30. O ingresso é gratuito e quem estiver interessado no livro deve entrar em contato pelo e-mail (pinacoteca@apm.org.br) ou pelo número (11) 3188-4304.

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)

Comentários
Assista ao vídeo