Colunistas - Rodolfo Bonventti

Em 1965 surgia o Tele Globo, o precursor do Jornal Nacional nos lares nacionais

15 de Agosto de 2012


Foi em 26 de abril de 1965 que a TV Globo lançou o seu primeiro telejornal. Era o "Tele Globo", o precursor do que é hoje o "Jornal Nacional", há mais de 40 anos o telejornal de maior audiência da televisão brasileira.

O "Tele Globo" foi ao ar logo no primeiro dia da emissora e era exibido em duas edições de meia hora cada uma, já estabelecendo um padrão de uma edição de notícias na hora do almoço e outra no início da noite. Ele ficou dois anos no ar com a primeira edição às 12h30 e a segunda às 19h30.

Também dentro do padrão que até hoje é seguido pela maioria das nossas emissoras, a primeira edição do "Tele Globo" era mais leve com notícias da cidade e muita cultura e entretenimento. Já a versão noturna fazia um grande balanço do dia, com destaque para as notícias políticas, dentro daquilo que era possível dizer na época, em pleno governo militar, sobre economia, esportes e muito noticiário internacional.

O apresentador oficial era Hilton Gomes (1924-1999) que fazia tanto a versão da hora do almoço, esta ao lado da bela Íris Lettieri, quanto a noturna, aí tendo ao seu lado a grande atriz Nathalia Timberg, o colunista Fernando Lopes e os jornalistas Teixeira Heizer e Luis Alberto de Carvalho.

O "Tele Globo" foi o criado por Mauro Salles e inicialmente dirigido por Rubens Amaral, que também acumulava a função de diretor geral da emissora carioca. O cenário era muito simples: uma bancada única que tinha como fundo, vários monitores de vídeo e o nome do telejornal em letras grandes.

As edições do telejornal eram de segunda a sábado e o seu formato original foi preservado até hoje, apenas com algumas adaptações e modernidades.

E na próxima semana: quem eram os astros do disco na década de 60.
Comentários
Assista ao vídeo