Colunistas - Rodolfo Bonventti

Heroína de Machado de Assis dá início às novelas de época no horário das 18h

27 de Novembro de 2015

 

Satisfeita com o sucesso de suas novelas nos horários das 19, 20h30 e 22h30, a TV Globo inaugurou, em maio de 1975, uma nova opção de teledramaturgia para o seu público. Surgia o horário das 18h, inicialmente só pensado para as novelas de época, que retratassem grandes clássicos da nossa literatura.

A estréia foi com uma das grandes heroínas criadas por Machado de Assis em 1876, “Helena”, a história de uma jovem que ignora a existência de sua família real e só toma conhecimento que ela existe na abertura de um testamento.

Adaptada por Gilberto Braga para a TV, “Helena” estreou ainda em preto e branco e teve apenas 20 capítulos, dando espaço para outra adaptação, “O Noviço”, também apresentada em apenas 20 capítulos. Aliás essa era a idéia de Daniel Filho e do diretor Herval Rossano, trabalhar com histórias que possibilitassem novelas de curta duração, até mesmo para testar o horário.

Também com um pequeno elenco, a novela foi uma grande oportunidade para Lúcia Alves e Osmar Prado, o casal central da trama, se tornarem atores do primeiro time da emissora. Ainda no elenco, em papéis de destaque, estavam José Augusto Branco, ida Gomes, Rogério Fróes, Ruth de Souza, Carlos Duval e Gilberto Sálvio.

A segunda experiência no horário foi a adaptação feita pelo também ator Mário Lago de “O Noviço”, baseada na peça teatral de Martins Pena, que conta a história de um ambicioso homem, que interessado na herança de uma viúva rica, tenta afastar o sobrinho dela do caminho o enviando para um seminário.

Novamente dirigida por Herval Rossano e também com apenas 20 capítulos, “O Noviço” serviu para marcar o horário como uma nova opção, embora a audiência maciça só tenha chegado na próxima produção, sobre a qual falaremos em outra coluna.

A mini novela, ainda também em preto e branco, lançou para o estrelato o jovem Pedro Paulo Rangel que vinha de uma participação especial marcante na novela “Gabriela”, e que viveu o tal noviço Carlos. Ao lado dele em um grande momento esteve o ator Jorge Dória, vivendo o ambicioso Ambrósio.

No elenco estavam ainda Isabel Ribeiro, Maria Cristina Nunes, Haroldo de Oliveira, Luiz Linhares, Marilu Bueno, André Valli, Germano Filho, Fábio Mássimo, Luiz Magnelli e Lajar Muzuris.  

A partir dessas duas experiências, o horário das 18 horas na TV Globo, por muito tempo, ficou marcado como o horário ideal para as novelas de época, todas elas sob a direção do competente Herval Rossano.

 

Foto 1 - A abertura da novela que inaugurou de vez o horário das 18 horas

Foto 2 - Osmar Prado e Carlos Duval em cena da novela de 1975

Foto 3 - Osmar Prado e Lucia Alves formavam o casal central de "Helena"

Foto 4 - Ida Gomes e Ruth de Souza em cena da novela de Gilberto Braga

Foto 5 - Abertura da novela adaptada por Mário Lago para as 18 horas

Foto 6 - Pedro Paulo Rangel era o noviço da divertida novela global

Foto 7 - Isabel Ribeiro vivia a viúva Florencia na novela dos finais de tarde

Foto 8 - Jorge Dória interpretava o ambicioso Ambrósio na história

Comentários
Assista ao vídeo