Cultura - Música

Cheio de versos e lirismo, Jailton Paiva lança seu novo trabalho: Cordel

19 de Novembro de 2015

Jailton Paiva - Foto: divulgação \ MF Models

Jailton Paiva – Foto: Youtube \ MF Models

O músico, compositor e escritor paraibano Jailton Paiva está lançando seu novo trabalho. Intitulado Cordel, o novo álbum do cantor, que vive em João Pessoa, traz músicas inéditas e mostra as influências do artista, que conviveu com nomes como Zé Ramalho, Lula Côrtes, Chico César, Jarbas Mariz, Pedro Osmar, Renata Arruda e outros nomes do nordeste que estrelam a música nacional.

Compositor de mão cheia e poesia fácil, Jailton falou sobre seu processo de composição: “Primeiro eu escrevo a letra e depois faço a melodia no violão. Quando termino esta fase, levo tudo para ser arranjado pelo guitarrista e maestro Alex Madureira, que já tocou com muita gente no Rio de Janeiro, incluindo Zé Ramalho”.

Jailton Paiva - Foto: divulgação \ MF Models Jailton Paiva – Foto: divulgação \ MF Models

Jailton participou de inúmeros festivas e coletâneas musicais por todo o Pais. Nos anos 90, foi morar no Rio de Janeiro, onde residiu por vários anos em Niterói e fez trabalhos musicais e poéticos junto ao Poeta Iverson Carneiro, autor de vários livros de poesia independente. Entre algumas de suas composições “Vidas” e “Cantorias” (que com seu xote rasgado não deixa ninguém parado) merecem destaque pela harmonia elaborada e pelos versos hipnóticos.

Compositor solitário, Jailton não costuma fazer parcerias e traz o regionalismo como marca expressa de sua obra fortemente influenciada pela cultura do Cordel, que não à toa, dá nome a seu novo trabalho.

No final dos anos 90, retornou a sua cidade natal, João Pessoa, onde, por convite, passou a trabalhar com política junto ao amigo e atual Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), exercendo o cargo de Assessor Especial do Governador. mas, sempre esteve ao lado da musica, compondo e cantando de maneira independente. Agora Jailton Paiva está de volta para sua grande paixão, a música.

Comentários
Assista ao vídeo