Colunistas - Rodolfo Bonventti

Os Beatles e Os Monkees disputavam a mesma audiência na TV, em 1967

25 de Julho de 2012


Os Beatles e os Monkees já frequentaram muito as telinhas brasileiras nos anos 1960. Enquanto os quatro gênios do rock (Lennon, Paul, George e Ringo) eram exibidos pela TV Tupi, sempre aos sábados às 18h30, os Monkees (Micky, Mike, Peter e Davy) chegaram a nossa telinha inicialmente via TV Excelsior.

Em algumas praças como Belo Horizonte e Porto Alegre, enquanto Os Beatles entravam às 18h30, os Monkees chegavam quinze minutos depois, às 18h45, e ambos buscavam o mesmo público. Com uma ligeira vantagem, já que os Beatles sempre foram líderes em tudo o que fizeram, a Tupi nessas praças saía na frente em termos de audiência.

Patrocinado pelos brinquedos da Estrela no Brasil, o desenho animado dos Beatles teve três temporadas nos Estados Unidos, mas apenas duas foram exibidas por aqui na TV Tupi. Cada um dos componentes da banda inglesa tinha uma característica muito próxima à realidade: John Lennon era sempre muito bem humorado e sarcástico e Paul McCartney era o protótipo perfeito do galã, enquanto George Harrison era o mais tímido e Ringo Star o mais palhaço.

Os desenhos dos Beatles duravam 15 minutos cada episódio e eram sempre baseados nas letras das suas músicas. Havia sempre a inserção de um número musical, com a devida letra da música sendo mostrada na telinha, para que os telespectadores fossem conhecendo-as e as decorando.



Já a série Os Monkees estreou nos Estados Unidos em setembro de 1966 e veio para o Brasil quase um ano depois, sendo exibida pela Excelsior. Contava as aventuras também de um quarteto de músicos, uma fictícia banda de rock and roll, mas era mais inovadora em termos de tecnologia e filmagem que a série dos Beatles.

E na próxima semana: O pequeno príncipe da Jovem Guarda ganhava um programa só dele.
Comentários
Assista ao vídeo