Colunistas - Rodolfo Bonventti

Noite de Gala marcava o encontro de cantores, personalidades e até uma cabra

4 de Julho de 2012


O programa "Noite de Gala" conseguiu um grande feito, ao estrear na TV ainda na década de 1950 e permanecer no ar até 1967, tendo passado por três emissoras concorrentes: primeiro a TV Rio e depois a TV Tupi e a TV Globo.

A idéia do programa surgiu na década de 1950 e os primeiros programas, na TV Rio, foram criados e dirigidos por Geraldo Casé (1928-2008), pai da atriz Regina Casé; Carlos Thiré (1917-1963), então marido da atriz Tonia Carrero, e por Haroldo Costa.

Sempre apresentado por um casal, passaram pelo comando do programa nomes famosos como os de Flávio Cavalcanti (1923-1986), Tonia Carrero, Rose Rondelli (1934-2005), Norma Benguel, Carlos Alberto (1925-2007), Carmem Verônica e Ilka Soares.



A estrutura do "Noite de Gala" era muito simples: o ponto de encontro para apresentação de cantores que estavam na moda e entrevistas do casal de apresentadores com atores e personalidades políticas ou esportivas.

A dupla de atores Carlos Alberto e Ilka Soares foi a que mais tempo ficou à frente do programa. Eles estiveram no comando enquanto o programa fez parte da programação da TV Tupi, e quando o mesmo foi para a TV Globo, a partir de julho de 1966.



Na TV Globo, o "Noite de Gala" permaneceu no ar durante um ano, até 24 de julho de 1967, sempre às segundas-feiras, no horário nobre das 20h. A novidade do programa na Globo era a inclusão de um quadro polêmico comandado pelo jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980), onde ele realizava entrevistas tendo como companheira no palco uma cabra, que ele chamava de "cabra vadia". E a cabra acabou sendo um grande chamariz, que como dizia Nelson, tinha a grande vantagem de não trair ninguém e nem sair de lá fazendo inconfidências sobre o que tinha ouvido dos entrevistados.

E na próxima semana: Simonal era um show toda semana.
Comentários
Assista ao vídeo