Cultura - Música

Tem pra quem quiser e pra quem vier...

19 de Novembro de 2015

Por Cau Marques

Boa semana amigos da música! Pessoas vivem de música das maneiras mais inusitadas que se possa imaginar. Temos a tendência de pensar que quem vive de música e não é sucesso na mídia tem que ser cantor e músico de boteco ou tocar flauta na Praça da Sé, mas eu gostaria hoje de apresentar algumas outras vertentes deste mundo curioso e fascinante que é a música.

Muita gente que trabalha com música acaba ficando “escondido “ dos olhos e ouvidos do grande público, mas isto não é sinônimo de fracasso, e sim o contrário. Procurando vídeos de músicas infantis para minha filha, me deparei com uma infinidade de produtos de muita qualidade feito para esse público. Do mega sucesso Galinha Pintadinha  ao quase “MPB infantil” do Palavra Cantada, um gama de outros produtos trazem cantigas de roda e músicas tradicionais da nossa cultura com arranjos  modernos e cativantes para pais e filhos.

Agora, mesmo sabendo da existência de outros estilos de música, o ponto que eu gostaria de mencionar é sobre os que estão realmente fora da mídia, como: cantores e músicos de cerimônias de casamento, bandas de baile, jinglers, produtores, técnicos e instrumentistas, cantores de bares e de cafés de hotéis, imitadores entre outros.

Muita gente competente e talentosa está espalhada por aí, levando música de qualidade para eventos especializados. A variedade é tanta que, como em qualquer caso de oferta e procura, a concorrência se torna imensa e muitas vezes desleal. Porém, continuo defendendo que o trabalho bem feito SEMPRE custará mais caro, afinal qualidade custa e por isso, surgem os artistas que fazem “oferta”e as consequências, geralmente são desastrosas como no exemplo do vídeo a seguir ; https://www.youtube.com/watch?v=2O_5giGKKnw     

O lado bom de tudo isso é que, quem é talentoso de verdade, parece que fica ainda melhor no meio desse apocalipse sonoro, pois pra quem sabe fazer bem feito, parece tão simples!! Vejam um trechinho de Gil Duarte para terem como exemplo de ótima qualidade; https://www.youtube.com/watch?v=eUjoAVt2Wk0 

Enfim, o pensamento de hoje para quem quer trabalhar com música é que, sendo rodie ou cantor, faça com amor e faça bem feito pra você mesmo, e claro, para os outros te ouvirem e elogiarem.

Comentários
Assista ao vídeo