Notícias - Autoridades

Jurista prestigiado

18 de Novembro de 2015

Cientista jurídico Francisco Carlos Duarte convidado para avaliar tese de doutorado do Desembargador Federal Paulo Afonso Brum Vaz ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes

 

O cientista jurídico Francisco Carlos Duarte participou na última sexta-feira (13), na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), da avaliação de tese acadêmica produzida pelo Desembargador Federal Paulo Afonso Brum Vaz, que preside a 5ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

 

Com a aprovação da tese com nota máxima, o Desembargador Federal obteve o título de doutor em Direito, com a defesa do estudo “Juizado Especial Federal: Contributo para um modelo democrático de Justiça conciliativa”, realizado dentro do projeto CNJ Acadêmico, que visa a promover a realização e a divulgação de pesquisas científicas em áreas de interesse prioritário para o Poder Judiciário.

 

“A pesquisa revelou que há um déficit de acordos que poderia ser otimizado. Teríamos resultados melhores se pudéssemos mudar a cultura de operadores do Direito, como magistrados, advogados e procuradores”, ressaltou Brum Vaz, explicando que a ideia do trabalho foi discutir a possibilidade de se dar mais importância ao princípio da consensualidade.

 

Participaram da banca examinadora do trabalho o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que também é professor da Universidade de Brasília (UnB), além dos professores da Unisinos, José Luiz Bolzan de Morais, Vicente de Paulo Barretto e Leonel Severo Rocha, orientador da tese de doutorado do magistrado.

 

“Esta é a consolidação de uma carreira de jurista fundamentada na ética e na transparência”, celebra Francisco Carlos Duarte, que é professor titular do curso de mestrado e doutorado da PUCPR e autor de dezenas de obras jurídicas reconhecidas internacionalmente, entre as quais “Hermenêutica e Argumentação neoconstitucional”.

Foto: Saymon Stopinski

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo