Cultura - Viagem

Thanksgiving Day: Significado e tradições do Dia de Ação de Graças

18 de Novembro de 2015

Por Fabíola Lajusticia

O Thanksgiving Day ou Dia de Ação de Graças é uma das principais datas comemorativas dos Estados Unidos. A celebração acontece sempre na quarta quinta-feira de novembro e tem por objetivo expressar graças a Deus pelas bênçãos recebidas ao longo do ano. É um feriado tradicionalmente familiar, no qual normalmente os parentes se reúnem e festejam com um jantar bastante farto.

Há relatos de que o primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado em 1598, na cidade de El Paso, no Texas, contudo o dia foi instituído somente depois que, em 1621, um grupo de colonos da vila de  Plymouth, Massachusetts, realizou um grande festejo, em comunhão com os índios, para agradecer a colheita após um rigoroso inverno. Ainda assim, cada comunidade o comemorava em datas distintas, até que o então presidente Abrahan Lincoln proclamou o feriado nacional em 1863.

Atualmente a cerimônia envolve uma série de curiosidades, a primeira delas é o “perdão do peru”, onde o presidente americano em exercício liberta um peru na véspera da ocasião, já que a grande maioria das famílias consomem a ave no jantar de Thanksgiving. Cerca de 46 milhões de turkeys, a maioria vinda do estado de Minnesota, chegam às mesas dos americanos todos os anos. Afora o  “astro da noite”, outros alimentos compõe tipicamente a fartura gastronômica, tais como torta de abóbora, purê de batatas, vagem, batata doce, torta de maça, torta de nozes e eggnog, uma bebida feita de ovos, leite, noz moscada, conhaque ou rum.

Outro costume popular é o “desfile de Ação de Graças”. Ele acontece em todas as cidades. O mais famoso é o da Macy’s de Nova York, que leva às ruas aproximadamente três milhões de pessoas. São dezenas de personagens dos desenhos animados, crianças vestidas como os ancestrais colonizadores, shows com fogos de artifícios, música, dança e muitas celebridades que abrilhantam a festa.

O Thanksgiving ou Turkey Day também marca o início da temporada oficial de compras de Natal, já que na sexta-feira seguinte, acontece a ilustre Black Friday, um dos dias mais movimentados do ano para o comércio, onde as lojas trabalham com margens apertadas e oferecem descontos inacreditáveis aos clientes, mas isso é assunto para outro post!

O Dia de Ação de Graças não está relacionado exclusivamente a nenhuma religião, porém é uma  oportunidade de agradecer e, em conjunto com a família e os amigos, orar por um mundo de paz, ainda que você não esteja nos EUA. Happy Thanksgiving!

 

Fotos: Divulgação

Comentários
Assista ao vídeo