Colunistas - Rodolfo Bonventti

Dercy Gonçalves, em plena década de 1960, é eleita a revelação do ano na TV

16 de Maio de 2012


Ela nasceu Dolores Gonçalves Costa e teve uma carreira ativa de mais de 80 anos no teatro, na TV e no cinema. Para o Brasil e para o mundo ela se transformou na irreverente e desbocada Dercy Gonçalves (1905-2008).

Em 1962, já com mais de 30 anos de carreira no circo, no rádio, no cinema e nos palcos, Dercy Gonçalves foi eleita a revelação do ano na TV brasileira por sua criação cômica da Perereca da Vizinha para o programa "Viva o Vovô Deville", exibido na TV Excelsior. O humor de Dercy contagiou o público e a atriz passou a fazer teleteatros cômicos e a participar de todos os programas da linha de show da emissora.

Dercy se transformou nessa época em um dos maiores salários da TV Excelsior e na primeira dama do humor da emissora. Ali fez com sucesso também o programa "Dercy Beacoup", dirigida pelo experiente Carlos Manga.

Da Excelsior ela foi para TV Rio, em 1964, a convite de Wálter Clark, onde participou do sucesso de "Noites Cariocas" e de lá, levada pelo amigo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ela estreou em 1966 na TV Globo, apresentando um programa de variedades e de utilidade pública que se transformou em um dos primeiros sucessos de audiência da emissora, o "Dercy de Verdade".

O programa, exibido aos domingos, às 20h, chegou a alcançar mais de 70% de audiência e tinha um grande apelo popular já que Dercy deixava de lado o humor escrachado e os palavrões para ajudar os mais necessitados pedindo donativos e encampando campanhas em prol dos idosos e dos dependentes de cadeiras de rodas, bengalas e até mesmo de moradia.

O sucesso do programa foi tão grande que Dercy deixou o cinema e o teatro para se dedicar só à TV. O "Dercy de Verdade" ficou no ar de 1966 a 1969, quando a censura passou a persegui-la e só sossegou quando a tirou da televisão.

A partir daí ela retornou aos palcos e ao cinema e, por muito tempo, só faria televisão como convidada de júris de programas de auditório ou então para esporádicas entrevistas. A volta à TV só se daria com mais intensidade em meados dos anos 1980, quando o espectro da censura já não se fazia mais presente.

Grande atriz cômica, Dercy Gonçalves deixou um legado muito importante para o humor nacional, atuando em comédias cinematográficas de grande bilheteria como "A Baronesa Transviada"; "Uma Certa Lucrécia"; "A Grande Vedete"; "Minervina Vem Aí" e "A Viúva Valentina". Fez também trabalhos marcantes na nossa teledramaturgia em novelas como "Cavalo Amarelo" na TV Bandeirantes e "Que Rei Sou Eu?" e "Deus nos Acuda" na TV Globo.

Mas Dercy mostrou também que podia ser séria e uma boa e carismática apresentadora de tv, ao comandar programas como "Dercy Espetacular" e o campeão de audiência, o "Dercy de Verdade", nos anos 1960.

E na próxima semana: uma mina que não era de ouro na teledramaturgia da Excelsior.
Comentários
Assista ao vídeo