Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: A doce Tula levou Nívea Maria ao posto de estrela da TV Tupi

22 de Fevereiro de 2012

Anúncio da novela "O Preço de uma Vida"

Depois do sucesso de "O Direito de Nascer", a TV Tupi investia novamente em um dramalhão do novelista mexicano Felix Caignet. Com adaptação de Talma de Oliveira e Teixeira Filho, a TV Tupi estreava em 16 de agosto de 1965, no seu horário nobre das 21h30, a novela "O Preço de uma Vida".

O personagem principal era de Sérgio Cardoso, o deformado e sábio Dr. Valcourt, uma figura repugnante em termos visuais, mas de uma sabedoria e de uma atenção e dedicação enormes com todos os seus pacientes e, em especial, com a doce e meiga Tula de Linhares, portadora de uma doença rara e fatal.

E foi a doce e meiga Tula que alçou a bela e talentosa Nívea Maria ao posto de uma das principais estrelas da teledramaturgia da TV Tupi, nos anos 1960. Nívea já havia feito antes cinco novelas na emissora, mas nunca como a protagonista ou a vilã principal. A escolha foi do diretor Henrique Martins, que acreditou no potencial de Nívea para encarar cenas dramáticas com Sérgio Cardoso, um grande nome do nosso teatro e que era um verdadeiro "mito" nos corredores da TV Tupi.

O personagem de Sérgio Cardoso tinha tudo para não agradar ao público feminino, e quando Talma de Oliveira percebeu que a rejeição poderia atrapalhar o sucesso da novela, inventou mais um personagem para o ator interpretar: o sobrinho do dr. Valcourt, que era belo e meio aristocrático. Assim, criou um triângulo amoroso que acirrou o amor do desfigurado doutor pela jovem bela e sofredora, que aos poucos foi se apaixonando por aquele homem muito estranho, mas que era sua única chance de escapar da morte certa.


Sérgio Cardoso como o Dr. Valcourt

Nívea Maria se saiu muito bem como a jovem Tula e, a partir daí, se transformou em mais uma estrela da Tupi com inúmeros fãs por todo o Brasil. Antes de ir para a TV Globo, em 1969, Nívea ainda conquistaria os paulistas com seu trabalho em "Sangue do Meu Sangue", na TV Excelsior.

A novela não foi um dos maiores sucessos da Tupi, mas é lembrada até hoje pela trama "inusitada" e por ter como galã um personagem feio e de aspecto repugnante. Mas, além de Sérgio e Nívea Maria, que tiveram uma empatia muito grande na telinha, o elenco de "O Preço de uma Vida" era composto por grandes atores da época, como Amilton Fernandes, desta vez como o vilão; Geórgia Gomide, mais uma vez a vilã; Elizio de Albuquerque, Isaura Bruno, David José, Meire Nogueira, Percy Ayres e Eduardo Abbas.

E na próxima semana: Um trio de jovens cantores levava uma multidão ao auditório da TV Record.
Comentários
Assista ao vídeo