Cultura - Música

Memória musical...

30 de Outubro de 2015

Por Cau Marques 

Boa semana amigos da música! Fazemos parte de uma sociedade onde a música é uma maneira de se comunicar. Isto não é nada estranho, tendo em vista que o ser humano faz isto desde que deixou de ter rabo e viver sobre as árvores e nos tornamos desde então seres musicais e artísticos.

A música embala sons de amores, guerras, vitórias e derrotas através dos tempos. Tambores ritmaram marchas durante muitos séculos e os Bardos cantavam as proezas dos senhores da nobreza, exaltando vitória e qualidades nem sempre ou quase nunca eram verídicas.  Talvez esteja nos Bardos, com seus alaúdes e canções letradas, a origem da música como mensagem que conhecemos ainda hoje.

Contar musicalmente uma história vivida e experiências, faz parte da vida de quase todas as sociedades que se tem notícia ao redor de todo mundo. Mesmo as tribos africanas, indígenas ou aborígenes se comunicam ou louvam seus Deuses com cantos rítmicos e danças.

Deve ser por esta razão que já está impresso no nosso DNA a capacidade de relacionarmos momentos das nossas vidas com alguma música que estivesse no auge ou tocando no mesmo momento. Assim como  o cheiro de um pêssego faz sentir seu gosto mesmo sem mordê-lo a música também o faz.

Para mim isto torna a música mais um dos sentidos do nosso corpo, assim como tato e olfato, porém ela funciona usando vários destes sentidos ao mesmo tempo. Ela é capaz de mexer com a audição num primeiro momento, mas logo após ser ouvida ela penetra o pensamento e faz o corpo querer mover, a boca querer cantar junto e uma bomba de sensações toma conta da gente.

É pela música que eu me lembro de vários fatos da minha vida... a voz doce da minha mãe cantando para eu dormir, minha bisa tocando bandolim, minha avó tocando violino e meus tios cantando e tocando violão na saleta da casa onde vivi momentos mágicos da minha feliz infância.

Somos seres privilegiados, pois podemos criar músicas que podem marcar momentos de outras muitas pessoas por aí. Desejo com todo meu coração que os artistas e compositores lembrem-se sempre de que, seja como for, sua obra pode marcar as vidas das pessoas, então, que sejam marcadas por boas músicas e bons momentos!!!!!

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo