Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Freira ou cigana? O primeiro grande desafio de Ana Rosa

5 de Outubro de 2011


Ana Rosa como a cigana Esmeralda

Ela nasceu Ana Rosa Guy Galego, dentro do circo que pertencia ao seu avô, na pequena cidade de Promissão, no interior de São Paulo. Aos quatro anos de idade já ganhava seu primeiro papel no circo, e aos nove estreou como trapezista.

Ana Rosa sempre teve uma carreira brilhante, fosse no circo, como bailarina ou como atriz. É detentora de uma marca surpreendente: a atriz que mais telenovelas fez até hoje. E essa façanha está no livro dos recordes, o Guinness Book.

Em 1964, depois de ter trabalhado no circo e em teleteatros ao lado do primeiro marido, o comediante Dedé Santana, Ana Rosa foi para o Teatro de Revista. Separada de Dedé, ela trabalhou no Teatro Rival com Colé (1919-2000) e Augusto César Vanucci (1934-1992). Foi lá que, em 1964, conheceu o segundo marido, o ator Guilherme Corrêa (1930-2006), com quem viveu até a morte dele, e recebeu um convite de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) que mudaria a sua carreira: interpretar duas gêmeas em "Alma Cigana", a primeira novela diária da TV Tupi.


Ana Rosa como a Irmã Thereza

O primeiro grande desafio de Ana Rosa era interpretar, na história adaptada por Ivani Ribeiro (1922-1995) de um original de Manuel Muñoz Rico, uma condessa que, desiludida com a morte do seu amado na revolução espanhola, se recolhia a um convento e se transformava na Irmã Thereza e, ao mesmo tempo, a cigana Esmeralda, que dançava e encantava os homens nas festas e depois sumia misteriosamente.

A autora criou um grande mistério se aquelas duas mulheres seriam realmente a mesma pessoa e, apenas no final da história, descobria-se que, na verdade, elas eram irmãs gêmeas, mas que uma não tinha conhecimento da existência da outra. Ao lado de Amilton Fernandes (1919-1968), também estreando em novelas, e de um grande elenco, que incluía Marisa Sanches, Rildo Gonçalves, Elisio de Albuquerque, Marcos Plonka, Rolando Boldrin, Maria Célia Camargo, Néa Simões, David José, Aída Mar e Xisto Guzzi, a novela foi um sucesso e tinha a direção do sempre competente Geraldo Vietri (1930-1996).

Foi uma estreia brilhante que transformou rapidamente Ana Rosa em uma das principais estrelas da TV Tupi. Por ter sido bailarina, ela se destacava também nas cenas de dança cigana da personagem Esmeralda. Ana Rosa voltaria ao ar rapidamente já na novela seguinte de Ivani para a emissora, "Se o Mar Contasse", e a partir daí não parou mais e passou por praticamente todas as emissoras que produziram novelas, séries ou minisséries.

Ana Rosa já fez mais de 60 trabalhos na TV entre novelas, seriados, minisséries ou especiais de teledramaturgia e é uma das mais queridas atrizes do cenário nacional. Atualmente, também tem marcado presença nas telas do cinema em obras como "Bezerra de Menezes" e "Chico Xavier".

Uma grande atriz que merece ser sempre lembrada como uma das precursoras da teledramaturgia brasileira.

E, na próxima semana, Renato Aragão e o Um, Dois, Feijão com Arroz.

Comentários
Assista ao vídeo