Cultura - Música

Toca Raul !!!

22 de Outubro de 2015

Por Cau Marques

Boa semana amigos da música! Sempre digo AMIGOS, porquê sou do tempo em que classificar o sujeito de uma oração no masculino, serve para qualquer gênero, portanto entendam ... é pra todo mundo!

Hoje eu homenageio neste texto, todos aqueles que  saem de suas casas pra irem nos bares, baladas e shows de todo Brasil em busca de música ao vivo para curtirem, dançarem, ouvirem e azararem!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer estas pessoas em nome de todos que trabalham com música. Graças a vocês a vida cultural e noturna continua existindo em abundância mesmo com a crise econômica vivida nos dias de hoje. Vocês é que tornam possível para o artista ir onde o povo está e, mais do que isso, o povo também pode ir onde o artista está.

Tudo é perfeito até a quarta ou quinta dose. Para nós que estamos no palco, existe até a sequência certa de músicas para se tocar “antes” da maioria estar embriagada e “depois” do efeito etílico. O efeito do álcool somado a tendência que o brasileiro tem de achar que “pagou pra entrar virou o dono da festa”, começa a distorcer um pouco as coisas.

Fazer pedido de músicas para as bandas ou artistas que estão no palco é muito normal e promove uma interação interessante com o público, na medida em que vira um desafio para o músico ouvir e entender o que estão pedindo pois no palco o som é geralmente muito alto.

Muitas vezes é pedido por várias pessoas que se toque uma música que acabou de ser executada, já pensaram como seria se fosse atender todo mundo? Talvez tivesse que tocar repetidamente a mesma música a noite toda.

O que me vem agora na cabeça são aqueles que espalhados pelas noites, ficam esperando o momento para se aproximarem do palco e pedirem em altíssima voz “ TOCA RAUUUULLL”. Que legal seria se eles soubessem ao menos duas frases de qualquer música do poeta Raul Seixas. No entanto, esta frase é usada para denegrir quem está no palco, é apenas “tiração de sarro”. Os conhecedores verdadeiros da obra do mestre Raulzito não teriam coragem de pedir uma música dele se não fosse pra cantar e curtir juntos e, se alguém por acaso acabar cantando o “Rock das Aranha” nos dias de hoje, é capaz de ser processado por homofobia.

Infelizmente nunca nenhuma banda ou artista fará todas as músicas que são pedidas por ser meramente impossível, mas tenho certeza que na medida do possível e principalmente com respeito ao artista, sempre será um prazer atender. Obrigado, voltem sempre!

Comentários
Assista ao vídeo