Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Novela diária na concorrência faz Tupi investir menos em teleteatro

10 de Agosto de 2011


Grande Teatro Tupi: Fernanda Montenegro e Sérgio Brito

A TV Tupi ficou marcada, na década de 1950, pela criação e pela qualidade dos teleteatros que apresentava, em programas como o "TV de Vanguarda", o "Grande Teatro Tupi", o "TV de Comédia" e o "Teatro da Juventude". Foi na Tupi também que surgiu a primeira novela da tv brasileira, "Sua Vida Me Pertence", em 1951, com capítulos de 20 minutos de duração, exibidos duas vezes por semana.

Até a audácia da TV Excelsior, que lançou a primeira novela diária em julho de 1963, a Tupi recheava o horário nobre com seus brilhantes teleteatros, dirigidos inicialmente por Cassiano Gabus Mendes e depois por Walter George Durst e Benjamin Cattan, e por algumas séries e seriados como "Alô Doçura"; "O Falcão Negro"; "Lever no Espaço" e "Doce Lar Teperman".

Em 1963, quando "2-5499 Ocupado" estreou na Excelsior, a TV Tupi já havia levado ao ar quase 100 novelas de curta duração, exibidas duas vezes por semana. Eram produções realizadas nos estúdios do Sumaré, em São Paulo, e algumas na TV Tupi do Rio após o advento do videoteipe.

Mas a chegada e o sucesso da primeira telenovela diária na emissora concorrente fez com que a Tupi repensasse sua teledramaturgia e resolvesse, também, brigar pela audiência com um produto similar. No entanto, isso só ocorreria, de fato, em março de 1964, com o lançamento de "Alma Cigana".

Na TV Tupi, as novelas curtas e os teleteatros mesclavam textos nacionais escritos especialmente para essas produções, com adaptações de grandes romances e obras da literatura mundial. Ao contrário, as primeiras novelas diárias eram adaptadas de originais cubanos, argentinos ou mexicanos que nada tinham a ver com a realidade nacional.

Entre 1960 e 1964, a TV Tupi produziu mais de 140 teleteatros, mas essa produção entrou em declínio assim que a emissora percebeu que valia mais a pena e agradava mais ao público produzindo novelas diárias, mesmo que elas fossem grandes dramalhões.

Entre os teleteatros e as novelas curtas exibidas nesse período se destacam: "Totônio Pacheco", uma adaptação de Walter George Durst com Fernando Baleroni, Henrique Martins e Marisa Sanches; "Os Gatos Pintados" de Geraldo Vietri, que foi a primeira comédia musical brasileira na TV; "Esta Noite é Nossa" com Márcia Real e Amilton Fernandes; "Atenção Senhores Passageiros", também de Geraldo Vietri com um grandioso elenco; "A Grande Mentira", um sucesso com Maria Fernanda e Cleyde Yáconis; "Ana Karenina", adaptada do clássico romance de Tolstoi; "Dona Xepa" em versão com Maria Vidal, Amilton Fernandes e David Neto; "Gabriela", em sua primeira adaptação para a TV por Antonio Bulhões com Janette Vollu no papel título e "Testemunha de Acusação", uma montagem especial do clássico policial de Agatha Christie com um elenco estelar composto, entre outros, por Amilton Fernandes, Laura Cardoso, Percy Aires, Luis Orioni, Rolando Boldrin, Marisa Sanches e Elisio de Albuquerque.


TV de Vanguarda: Vida Alves e Walter Stuart

E, na próxima semana, a TV Excelsior faz um rapa no elenco da TV Rio.

Comentários
Assista ao vídeo