Cultura - Música

Cantar ou compor... Eis a questão!

15 de Outubro de 2015

Por Cau Marques 

Boa semana amigos da música! Para algumas pessoas a obrigatoriedade de ser completo, pode acabar comprometendo uma carreira que poderia ser ainda melhor.

Recordando um pouco da história da musica POP mundial recente, nem sempre o artista que compõe é necessariamente também o intérprete que fará a música chegar aos ouvidos do público. Alguns dos maiores nomes da música de todos os tempos não faziam as duas coisas ( cantar e compor) e posso citar facilmente sem pesquisar um cantor chamado Elvis Presley. Talvez fosse pedir demais do Universo que, além de tudo Elvis fosse também um exímio compositor.

Historicamente, são poucos os casos de artistas que se destacam tanto na composição como na interpretação, mas quando isso acontece, geralmente a fama vem junto no pacote. Assim como Freddie Mercury, Elton John só pra começar...  Ainda por cima, posso lembrar também de alguns ouros ícones como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Bom Jovi, Metallica, U2 e por aí vai uma lista incrível de bandas conhecidas mundialmente.

O que eu quero dizer basicamente é que, no Brasil se instaurou ultimamente a ideia de que todo e qualquer artista tem que ser cantor e compositor. Temos na cultura brasileira alguns exemplos maravilhosos e nem estou pensando em Chico Buarque, Caetano, Gil e nem mesmo de Roberto e Erasmo entre outras feras como Ivan Lins, Renato Russo ou Guilherme Arantes. O nosso país ainda é riquíssimo nos dois quesitos, mas a mídia de uma maneira geral tende a colocar para consumo somente a parte mais pobre.

O que eu acredito é que se um determinado artista tem uma capacidade vocal, e desenvoltura nos palcos, ele não precisa ser necessariamente compositor de suas próprias músicas. Existem milhares de compositores maravilhosos espalhados por aí esperando um trabalho de qualidade para terem suas músicas bem cantadas e divulgadas por cantores de boa qualidade e bem intencionados.

Todas as grandes bandas do cenário do Rock nacional, por mais que sejam autorais, sempre interpretam alguma gravação que não seja própria em seus shows.

A minha reflexão de hoje é: “Será que não vale a pena trocar uma música própria que só seria gravada para encher linguiça,  por uma boa composição de algum profissional que faça isso com mais qualidade?”

Vida longa aos bons compositores do n osso País!

Comentários
Assista ao vídeo