Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Entrava no ar o canal 2, um presente de cultura para a cidade

11 de Maio de 2011


Logo da TV Cultura

A concessão para o Canal 2, TV Cultura de São Paulo, pertencia inicialmente aos Diários Associados, donos também da TV Tupi. As primeiras imagens foram ao ar em 20 de setembro de 1960 e o slogan da emissora dizia tudo: "um verdadeiro presente de cultura para o povo de São Paulo".

Os estúdios eram muito acanhados e ficavam no 15º andar do Edifício Guilherme Guinle, na rua Sete de Abril, bem no centro de São Paulo. E a estreia no ar também foi muito discreta, como se a TV Tupi tivesse um certo medo da concorrência da nova emissora, ainda mais que, meses antes, ela já ganhara a TV Excelsior para dividir com ela e a Record a preferência do público.

A escolha dos Diários Associados pelo número 2 foi estratégica. Era uma época em que não havia controle remoto e, portanto, ter os dois primeiros canais no seletor das televisões (2 e 4) podia representar um avanço na disputa pela audiência do telespectador. O primeiro diretor artístico da nova emissora foi José Duarte Jr, pouco tempo depois substituído por Mário Fanucchi, que vinha da TV Tupi.

Foi na TV Cultura que começaram na televisão nomes importantes da telinha como o jornalista e apresentador Ney Gonçalves Dias, a inicialmente garota propaganda e depois apresentadora Xênia Bier, o repórter Carlos Spera e o polêmico jornalista e apresentador Jacinto Figueira Jr., o conhecido "Homem do Sapato Branco", que acabou sendo o primeiro programa popular da nova emissora.


Jacinto Figueira Jr., o "homem do sapato branco"

Em 1961, a TV Cultura inovava e, em parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo, colocava no ar o primeiro programa realmente voltado para a educação da população, o Telecurso, que tinha como objetivo preparar candidatos para o exame de admissão ao ginásio.

Essa mesma programação educativa ganharia força dois anos depois, quando surgiu o SERTE - Serviços de Educação de Rádio e Televisão, que em parceria com o governo do Estado deu origem a uma programação educativa de mais de dez horas diárias.

E na próxima semana, o primeiro incêndio da vida da TV Record e o surgimento do Troféu Roquete Pinto.

Comentários
Assista ao vídeo