Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Quatro crianças dominam a cena nas primeiras novelinhas da TV Tupi

16 de Março de 2011


Adriano Stuart, em Oliver Twist

Oliver Twist era um menino inglês pobre e órfão que vivia em um abrigo onde as pessoas pobres e sem teto trabalhavam em troca de alimentação e moradia. Ele é vendido para um coveiro e sofre com a crueldade da família deste. Resolve fugir e vai parar em Londres, onde é recolhido por um grupo de ladrões. Depois de muitas desventuras, reencontra o verdadeiro avô e vai viver feliz em um luxuoso castelo.

Tom Sawyer era um menino pobre do interior dos Estados Unidos que vivia com a tia, um irmão e uma prima.Com dois grandes amigos, ele se envolve em muitas travessuras até que um dia eles presenciam um assassinato e correm o risco de ser perseguidos pelo assassino e seus comparsas.


David José, em "As Aventuras de Tom Sawyer"

Heidi era uma menina alemã criada por uma tia. Era órfã, mas com muito bom coração. Ela acabava indo morar com uma família muito estranha onde havia uma governanta terrível que a perseguia, mas ela encontra uma grande amiga em uma garota paralítica.

Pollyana era uma pequena garota cujo lema de vida era ser feliz oferecendo felicidade para as outras pessoas. Com muita dose de otimismo, ela auxiliava todo mundo que passava por sua vida a enfrentar os problemas da vida com muita alegria.

Mas o que têm em comum essas quatro crianças no Brasil? Todas elas foram personagens importantes nas primeiras "novelinhas" criadas pela TV Tupi na década de 50 e que rapidamente conquistaram as crianças e os adultos que tinham televisão em casa.

"Oliver Twist" foi uma adaptação de Dionísio Azevedo (1922-1994) da obra imortal de Charles Dickens, e era apresentada duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, às 20h30, tendo estreado em 5 de janeiro de 1955. No elenco estavam o então garoto Adriano Stuart vivendo o papel-título, ao lado de Heitor de Andrade, Jayme Barcellos, Guiomar Gonçalves, Luis Gustavo, Célia Rodrigues, Lima Duarte, Percy Aires e Marisa Sanches.

Foram Tatiana Belinky e Júlio Gouveia (1914-1988) que adaptaram a obra prima de Mark Twain, "As Aventuras de Tom Sawyer", para a TV Tupi em 1956. Exibida sempre nas manhãs de domingo, coube ao novato David José, que também era o Pedrinho do "Sítio do Picapau Amarelo", a tarefa de viver o garoto Tom, ao lado de outros jovens atores como Verinha Darcy, João Manuel, Ferruccio Betti e veteranos como Lúcia Lambertini, Wilma Camargo e José Serber.

Quase ao mesmo tempo que Tom Sawyer, só que todas as quintas-feiras, no horário noturno, a órfã Heidi também conquistava o seu espaço. A adaptação era também do casal Tatiana e Julio e Heidi era vivida pela atriz Verinha Darcy, que faleceu muito jovem no início da década de 70, e que era irmã do locutor esportivo Silvio Luiz. Ao lado de Verinha vários atores que também participavam de "Tom Sawyer", como Lúcia Lambertini, David José, Suzy Arruda e José Serber.

A última a chegar foi Pollyana, personagem central de uma novela que estreou em outubro de 1956, às terças e quintas-feiras, e se transformou em um dos maiores sucessos da TV Tupi, em termos de teledramaturgia, na década de 50. Novamente a adaptação era de Tatiana Belinky e a direção coube a Antonino Seabra (1933-2010). Foi mais uma interpretação marcante de Verinha Darcy, cercada de atores talentosos como Lúcia Lambertini, Wilma Camargo, David José, Hernê Leblon e Beatriz Segall.


Verinha Darcy, em Pollyana

E na próxima semana, a TV Tupi cria o primeiro seriado de ficção científica.

Comentários
Assista ao vídeo