Cultura - Música

O Duelo da Rabeca com o Violino

7 de Outubro de 2015

Uma Peleja de amor à música! faz apresentação única em São Paulo

O projeto armorial conduzido pelo Mestre Maciel Salú e pelo Maestro Isarel
França inclui espetáculos e aulas com alunos de projetos sociais e escolas públicas de graça no dia 12 de outubro no Espaço Promon 


Em outubro o projeto O Duelo da Rabeca com o Violino – Uma peleja de amor à música! faz uma única apresentação em São Paulo. A capital recebe o espetáculo de música armorial que leva aos palcos o erudito e o popular através de uma mistura poética entre música, dança e artes visuais. Além do espetáculo, o projeto contempla uma contrapartida social: uma aula conduzida pelo Mestre Maciel Salú e pelo Maestro Israel França em instituições que estimulam a arte para crianças, jovens e adultos. As duas atividades são gratuitas. O Duelo da Rabeca com o Violino – Uma peleja de amor à música! tem patrocínio dos Correios, apoio cultural da Rede Globo Nordeste e realização da Margot Produções. O projeto é uma homenagem à Ariano Suassuna e dedicado ao jornalista e amigo in memoriam Carlos Augusto Percol. A apresentação acontece no dia 12 de outubro, às 18h, no Espaço Promon.

O Espetáculo - é a união entre o erudito e o popular, é o sentimento que resulta do encontro entre esses dois grandes músicos da tradição cultural pernambucana, entre a Rabeca e Violino. Entre as músicas clássicas executadas está A Primavera das Quatro Estações, de Vivaldi, que ganha  uma nova roupagem com a introdução do som da Rabeca. A troca entre os dois instrumentos acontece também em composições populares que serão tocadas com a inclusão do Violino.  

Para tornar a apresentação ainda mais inédita, os músicos recebem a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, que fundou junto com Ariano Suassuna o Grupo Grial de Dança, e que além de estar no palco assina a direção artística do espetáculo.

Durante a apresentação o cenário inusitado é construído ao vivo pelo artista visual Toni Braga, com traços e cores criados pelo ritmo dos instrumentos e pelos movimentos da bailarina. A participação dos multi-instrumentistas Rodrigo Samico, Rogê Victor e Emerson Santana fortalece o espetáculo e o resultado é uma apresentação armorial sensível, de alta qualidade e repleta de pernambucanidade.

Sobre a aula- Com duração prevista de uma (1) hora a aula espetáculo com os protagonistas do projeto, Maestro Israel França e Mestre Maciel Salú, mostra a potência transformadora da arte a partir da apresentação dos instrumentos Rabeca e o Violino, além de promover uma conversa entre os estudantes e os músicos sobre a importância da perseverança nos seus trabalhos.

Durante a atividade os mestres contam suas trajetórias de vida. Maciel Salú pertencente ao clã da Família Salustiano, desde bebê acompanhava o pai Mestre Salustiano nos shows e muitas vezes sua mamadeira era aquecida na bateria do carro. Já o maestro Israel França teve sua história contada no programa “Caso Verdade” da Rede Globo Nordeste. Quando criança vinha correndo com o seu violino pelas ruas do Recife e a polícia o prendeu acusado de roubo. Na delegacia, para provar que o instrumento era seu, tocou, mesmo naquela aflição, Jesus Alegria dos Homens composição de Johann Sebastian Bach. Para a idealizadora do projeto, a produtora cultural Margot Rodrigues, esse é um momento único para mostrar “como dois instrumentos podem mudar uma vida para melhor e para sempre”.

Em cada cidade os músicos fazem aula espetáculo para alunos de entidades e instituições de projetos sociais de música, escolas públicas e também aberta ao público. A atividade será encerrada com a música Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos.

PERFIS | O Duelo da Rebeca com o Violino

Margot Rodrigues

Jornalista e produtora cultural. Como jornalista atua em assessoria de imprensa com especialidade em cultura como coordenação de Imprensa do Carnaval do Recife em 2015, 2014 e 2013 da Prefeitura do Recife, e assessorias de Elba Ramalho no Nordeste, show Chão de Lenine e coordenação de Imprensa de seus projetos culturais e nove espetáculos teatrais de sucesso de público e crítica como A Flor e o Sol, de Cícero Belmar, Querido Mundo, de Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa, A Floresta Encantada, de Cícero Belmar, Pata Aqui, Pata Acolá de Edmilson Lima e Sidnei Cruz e criou e produziu o Cordas, Gonzaga e Afins além do Projeto Social Salve o Mangue! e os musicais Sons da Luz e Áreas Sagradas.

 

Israel França

Formado no Conservatório Superior de Música de Lisboa e Curso de certificado avançado de Violinista na Royal Academy of Music, University of London no Reino Unido, Israel França atualmente é regente da Sinfonietta de Granada na Espanha e violinista da Orquestra Ciudad de Granada. Internacionalmente reconhecido, reside em Granada- Espanha e vem ao Brasil todos os anos visitar sua família e colaborar com o desenvolvimento social pernambucano, promovendo a música clássica e reforçando a formação instrumental de crianças e jovens músicos pernambucanos, através de projetos sociais. Já se apresentou em toda a Europa e ganhou muitos prêmios internacionais.

 

Maciel Salú

Músico de raiz popular, cantor e compositor, quarto filho entre os quinze filhos de Mestre Salustiano e neto de João Salustiano, Maciel Salu descende de uma linhagem de Mestres Rabequeiros Mestre Salustiano ou Mestre Salu, como era carinhosamente chamado seu pai, nasceu em Aliança, Zona da Mata de Pernambuco, ex-cortador de cana de açúcar, filho do grande rabequeiro João Salustiano, começou menino a brincar Maracatu e Cavalo Marinho, e atualmente, é titulado ³Doutor e patrimônio vivo da cultura popular de Pernambuco´ Mestre Salu já se foi para o outro lado, mas seus filhos perpetuam seu legado de preservação e seu filho Maciel Salu é reconhecido Mestre da Rabeca.

 

Maria Paula Costa Rêgo
Bailarina e coreógrafa. Nasceu em julho de 1963. Tem como Formação Acadêmica: Licenciatura em Educação Artística (Teatro) pela Universidade Federal de Pernambuco e Licenciatura em Dança pela Paris VIII/ Sorbonne. Possui Especialização em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia. Já no Grupo Grial, teve grandes mestres da Tradição Popular (Mestre Salustiano, Paulinho Caboclinhos Sete Flechas, Maurício do Maracatu Estrela Brilhante, Seu Martelo e Seu Biu Alexandre do Cavalo Marinho Estrela de Ouro). Sua experiência profissional como bailarina tem participações no Balé Popular do Recife (PE); Balé Apsaras (PE); Cie Les Passagers (FR) e Grupo Grial (PE). Como coreógrafa cunhou o Balé Apsaras e o Grupo Grial.

 

Toni Braga

Artista visual e produtor. Nas Artes Visuais estudou com Abelardo da Hora, Paulo Bruscky, Daniel Santiago, Silvio Hansen, João Câmara, Delano, Gil Vicente. José de Moura, José Carlos Viana. Criou cenários para o Cascabulho, Baião D3, Mestre Salustiano, Encontro de Pífanos e Naná Vasconcelos. Como Produtor iniciou no projeto 'Seis e Meia' com artistas como Nelson Gonçalves, Nana Caimmy, Beto Guedes, Toquinho, Carlos Lira, MPB4, Quarteto em Si, Xangai, Lenine, Luiz Melodia. CD's produzidos porToni Braga: Baião D3, 'Sonho da Rabeca' (Mestre Salustiano), 'Cavalo Marinho' (Mestrte Salustiano ) 'Família Salustiano' e 'Mundo' Maciel Salú 2012.

Rogê Victor

Músico multi-instrumentista, formado em Música pela UFPE e professor, atua no mercado profissional desde 1995. Atuou como músico de Fernando Deluqui ( RPM ), Adriana Calcanhoto, Nando Reis, Beto Guedes, Marzinho Lima (Mestre Ambrosio), Juliana Kehl, Ricardo Nash, Ivaldo Moreira, Claudia Dorei, Bruno D la Rosa e Cid Campos entre outros. Trabalha na área de produção musical, trilhas sonoras, sound designer e acompanha artistas pernambucanos como Hugo Linns, Rodrigo Caçapa, Mestre Ferrugem, Fadas Magrinhas e Maciel Salu.Pedro Salustiano Brincante Nascido e criado nas tradições populares, Pedro é um dos filhos do Mestre Salustiano, e desde cedo se dedica ao Cavalo Marinho e ao Maracatu Rural. Já foi bailarino do Grupo Grial de Dança e hoje faz parte do Grupo Arraial, da Secretaria Especial de Cultura de Pernambuco. Em 2006, Pedro Salustiano ministrou aulas de Cavalo Marinho para o elenco e participou como ator da mini-série A Pedra do Reino´(TV GLOBO).

Rodrigo Samico

Produtor musical e produtor cultural, compositor, arranjador, professor de violão popular e violão de 7 cordas do Conservatório Pernambucano de Música e músico multi-instrumentista (violão, violão de 7 cordas, guitarra e guitarra de 7 cordas, cavaquinho, viola de 10 cordas, baixo elétrico) tem como especialidade a música popular brasileira. Com vários CDs lançados e inúmeras turnês internacionais Samico trabalha em Pernambuco com banda de vários artistas, entre eles Maciel Salu.

 

Emerson Santana

Músico percussionista teve seus primeiros contatos com a música por meio de seu avô que tocava pandeiro e animava festas de família, partilhando suas experiências musicais com o mesmo. Aos 13 anos despertou para os tambores no contato com a Capoeira Angola, na qual obteve relação e formação com percussionistas, Ogans e luthiers de tambores. Com eles participou de oficinas de ritmos africanos e regionais tendo estabelecido vivências com a música afro-brasileira. Suas influências estão ligadas ao Candomblé, Coco, Ciranda e Maracatu. Participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais e atualmente desenvolve trabalhos com Mestre Maciel Salu , Mestre Galo Preto e A Parte Percussiva.

 

O Patrocínio dos Correios

Os Correios, reconhecidos por prestar serviços postais com qualidade e excelência aos brasileiros, também reconhecem a cultura como um instrumento de inclusão social e estimulam, por meio de patrocínios, as mais variadas manifestações artísticas por todo o Brasil, visando a democratização, o desenvolvimento e a valorização do acesso à cultura, tendo como valores a responsabilidade pública e a cidadania.

Nesse sentido, os Correios, presentes em todo o território nacional, apoiam, com grande satisfação, projetos desta natureza e ratificam seu compromisso de aproximar os brasileiros das diversas linguagens artísticas e experiências culturais proporcionadas pelo nosso País.

Com o objetivo de proporcionar o dinamismo e a criatividade no meio cultural, a empresa se orgulha de disponibilizar à sociedade seus centros e espaços culturais onde ocorrem manifestações artísticas variadas, ocasião em que se consolidam como ambientes propícios ao fomento e à preservação de nossa identidade cultural.

 

Ficha Técnica

Direção Geral: Margot Rodrigues

Direção artística: Maria Paula Costa Rêgo
Músico Violino: Maestro Israel França

Músico Rabeca: Mestre Maciel Salú
Músicos multi-instrumentistas: Rogê Victor, Emerson Santana e Rodrigo Samico
Bailarina: Maria Paula Costa Rêgo
Artista visual: Toni Braga

Light designer: Játhyles Miranda

 

Serviço
O Duelo da Rabeca com o Violino –Uma peleja de amor à música!
Dia 12 de Outubro a partir das 18h
Teatro Espaço Promon 
Av Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - Itaim Bibi

Aula – 18h

Espetáculo – 20h
Acesso gratuito
Fanpage: /oduelodarabecacomoviolino
Instagram: @duelodarabecacomoviolino

-- 

Comentários
Assista ao vídeo