Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez na TV: A terceira emissora paulista surge a partir de um número cabalístico

5 de Janeiro de 2011



A partir de 22 de novembro de 1950, passaram a existir as concessões do governo para as emissoras de televisão. Logo depois da TV Tupi, foi a TV Record, canal 7 de São Paulo, a próxima a conseguir sua concessão.

A futura TV Record foi montada pelo empresário Paulo Machado de Carvalho em um prédio adaptado no Bairro de Congonhas, exatamente na Avenida Miruna, 713. Segundo Paulo Machado, "o número da emissora era cabalístico e favorável, e isso já bastava para mostrar que o empreendimento seria um sucesso total". E, pelo jeito, assim estava escrito.

Foram quase três anos após a concessão, mas a emissora se tornou realidade em 27 de setembro de 1953, quando exatamente às 20h, entrava no ar a TV Record de São Paulo. "Senhoras e Senhores, está no ar a TV Record, canal 7", proclamava Blota Junior (1920-1999), que se tornou por muitos anos o mestre de cerimônias número um da emissora.

O programa musical inicial foi apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo (1924-1997) e dele participaram Dorival Caymmi, Inezita Barroso, Adoniran Barbosa, Isaurinha Garcia, o humorista Pagano Sobrinho e a orquestra de Enrico Simonetti Deste programa inicial surgiu o "Grande Show União", apresentado por Blota Junior e Sandra Amaral, que se transformou no carro chefe da emissora nos primeiros anos da TV Record.

O "Circo do Arrelia", comandado pelo palhaço Arrelia; a "Praça da Alegria", criado e apresentado por Manoel da Nóbrega (1913-1976); o seriado "Capitão 7" e a "Grande Gincana Kibon", foram os outros grandes sucessos da TV Record nos seus primeiros anos de vida.

O surgimento da TV Record trouxe a briga pela audiência na cidade de São Paulo. Já eram três emissoras: TV Tupi (o número 4 do dial), TV Paulista (no número 5) e a TV Record (no cabalístico número 7), e elas competiam para conquistar, cada vez mais, um novo público brasileiro, os telespectadores.

Na administração da emissora estava toda a família Machado de Carvalho. Além do patriarca Paulo, o filho Paulinho era o diretor artístico e Alfredo respondia pelo departamento comercial. Além deles, Antonio Augusto Amaral, o Tuta, cuidava de toda a produção e do setor técnico.

A TV Record foi também a pioneira em promover grandes shows internacionais e exibi-los ao vivo. Pela telinha da emissora desfilaram, no final da década de 50, grandes nomes como Louis Armstrong, Sammy Davis Junior e Charles Aznavour.

Na próxima semana, um Falcão Negro combatia o crime e se transformava no primeiro herói nacional.

Comentários
Assista ao vídeo