Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: "Alô Doçura" foi a nossa resposta ao sucesso de "I love Lucy"

29 de Dezembro de 2010



Em 1953, a série "I Love Lucy" com a atriz Lucille Bal e seu marido, o ator Desi Arnaz, era um grande sucesso de audiência na tv americana. Cassiano Gabus Mendes (1917-1993) teve a feliz ideia de adaptar para a televisão algo parecido. E ele foi buscar um original que seu pai, Otávio Gabus Mendes escreveu para o rádio na década de 40 e que se chamava "O Encontro das Cinco e Meia".

Surgia então na tela da TV Tupi, todas as terças e quintas-feiras, às 20h, o seriado "Alô Doçura", uma comédia romântica com um episódio completo a cada exibição e que falava sobre histórias românticas e engraçadas envolvendo jovens casais.



A estréia foi em agosto de 1953 e a primeira dupla escolhida foi o casal, na vida real, Ilka Soares e Anselmo Duarte (1920-2009). Os primeiros testes não deram certo e Anselmo mostrou não ter interesse em fazer tv, principalmente porque tudo era ao vivo, e preferiu continuar investindo no cinema. De olho nos atores que faziam sucesso na Companhia Vera Cruz, a direção da Tupi resolveu investir em outro galã das telas grandes, o ator Mário Sérgio (1929-1981), sucesso em filmes como "Caiçara". "Ângela" e "Terra é Sempre Terra" e junto com ele trouxe uma jovem atriz que acabara de filmar "O Homem dos Papagaios" e "O Craque" e era apontada pela crítica como uma grande promessa do nosso cinema, Eva Wilma.

Os episódios tinham de 15 a 20 minutos e a cada um mudavam-se os personagens e as situações. Também mais acostumado ao cinema, onde tudo era ensaiado e gravado com mais calma, Mário Sérgio logo foi substituído por outro ator, John Herbert, com mais tarimba para o humor e que também fazia sucesso nas telas de cinema com o filme "Uma Pulga na Balança".

Para a felicidade de Cassiano Gabus Mendes, da TV Tupi e dos telespectadores, o casal de atores funcionou muito bem na telinha e acabou transformando a parceria no seriado, em parceria também na vida real. John Herbert e Eva Wilma se casaram em 1955, tiveram um casal de filhos e ficaram casados por 20 anos.



Apelidados de "Casal Doçura" por muitos anos, o casal de grandes atores permaneceu com o seriado no ar até 1964. Em 1965 eles foram para a TV Record e fizeram um seriado muito parecido que levou o nome de "Comédia Carioca", mas que não teve o mesmo sucesso. O casal ainda faria em 1969 o seriado "Confissões de Penélope", na TV Tupi, escrito por Sérgio Jockyman.

A partir de 1957, "Alô Doçura" também passou a ser apresentado, ao vivo, na TV Tupi do Rio de Janeiro. Eva e John tinham que viajar toda semana para o Rio e apresentar o mesmo episódio que tinha ido ao ar em São Paulo. Em 1958, Eva Wilma ficou grávida pela primeira vez e fez vários episódios disfarçando a gravidez nos primeiros meses, e depois assumindo personagens femininos que estavam grávida na história.

Na sua segunda gravidez, em 1960, a atriz chegou a ser substituída por Marly Bueno em vários episódios. O seriado dificilmente tinha outros personagens em ação e ficava centrado no casal central. Uma experiência interessante para os autores, Maria Edith Mendes e o próprio Cassiano Gabus Mendes.

Na próxima semana, surge a TV Record e o mercado televisivo nunca mais foi o mesmo.

Comentários
Assista ao vídeo