Cultura - Cinema

MATILHA CULTURAL PRESTA HOMENAGEM AO DIRETOR ANDRÉ BUSHATSKY

5 de Outubro de 2015

A Matilha Cultural vai realizar, nos dias 16 e 17 de outubro, uma homenagem ao diretor e roteirista André Bushatsky, promovendo a exibição de quatro de seus filmes, incluindo o longa-metragem “A História do Homem Henry Sobel”.

“O trabalho de André aborda temas, dramas e emoções de personagens de diversas classes sociais”, comenta Patricia Rabello, Diretora de Programação da Matilha Cultural. “Seus filmes propõem uma reflexão sobre sentimentos como felicidade, melancolia, completude, solidão e realização, lançando luz sobre conquistas e perdas humanas”, explica. 

Os filmes selecionados para a mostra são: o curta-metragem “Roid” (2014), o longa-metragem “A História do Homem Henry Sobel” (2014), e os documentários “Tão Perto, Tão Longe” (2015), e “O Método Holandês” (2014). A entrada é gratuita.

Roteirista e diretor de TV, filmes publicitários e de conteúdo para TV Globo, ADT Seguros, Bradesco, Abril Educação, Senac, Chef TV e Disney Channel, André Bushatsky realizou os curtas-metragens “Roid” e “O Método Holandês”, o média-metragem “Tão Perto, Tão Longe”  (2015), e a animação “Miss Dollar” (2014), baseada em um conto de Machado de Assis e que foi premiada no Festival Internacional de Cinema Infantil. Em, 2014, lançou seu primeiro longa-metragem: “A História do Homem Henry Sobel”, distribuído pela Espaço Filmes, no Brasil.

PROGRAMAÇÃO POR DIA:
16/10 Sexta-feira
20h – Sessão dupla 
          Roid     
          A História Do Homem Henry Sobel

17/10 Sábado
19h - Tão Perto, Tão Longe
19h30 - O Método Holandês
20h – Sessão dupla
           Roid
           A História Do Homem Henry Sobel


Confira, abaixo, informações sobre os filmes:

ROID (2014)
Sinopse: 
O curta-metragem Roid traz a história do alfaiate Edvaldo Costa Morais, um homem sonhador que superou as limitações de uma origem humilde, no interior da Bahia, e participou de grandes criações da alta-costura paulistana. Pelo olhar de seu personagem, o diretor André Bushatsky propõe uma reflexão sobre sentimentos como felicidade, melancolia, completude, solidão e realização, lançando luz sobre conquistas e perdas humanas.

Duração: 15 min
Gênero: Documentário
Direção: André Bushatsky
Roteiro: André Bushatsky
Direção de Fotografia: Alan Fabio Gomes
Montagem e Finalização: Rafael Tozzati
Produção Executiva: André Bushatsky
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=GuarsdCfMi4


A HISTÓRIA DO HOMEM HENRY SOBEL (2014)
Sinopse: 
A História do Homem Henry Sobel traz a trajetória de um dos mais intrigantes líderes religiosos do Brasil, contada desde sua chegada ao país até os dias atuais, passando pela corajosa denúncia à falsa versão dos militares sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog e pelo fatídico episódio do furto das gravatas, revelando luzes e sombras de um homem sábio e religioso, porém complexo e demasiadamente humano.

Duração: 90 min
Gênero: Documentário
Direção: André Bushatsky
Roteiro: André Bushatsky
Produção Executiva: André Bushatsky, Nelson Bushatsky
Direção de Fotografia: Emerson Pimenta, Alan Fabio Gomes
Montagem: Regina Stulman Dias
Música: Marcelo “Mark D” Dinis
Finalização: Rafael Tozzati
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=csjiV0KyA5I


TÃO PERTO, TÃO LONGE (2015)
Sinopse:
 Na tela, a história de quatro famílias – pais e mães com trajetórias diferentes, mas que se assemelham em um ponto comum: a doença de seus filhos. O dia a dia do tratamento, o suporte dos parentes, as dificuldades financeiras e a superação da doença são abordados na fala dos participantes, que abriram suas casas para receber o diretor e sua equipe.
A ideia para o filme surgiu de um convite da Associação Saúde Criança São Paulo, que atende famílias de crianças com doenças graves. A visita à residência dos participantes é um ponto-chave no trabalho realizado pela associação.

Duração: 30 min
Gênero: Documentário
Produção: Twins Bushatsky Produções Cinematográficas
Co-Produção: Saúde Criança São Paulo
Direção: André Bushatsky
Roteiro: André Bushatsky
Direção de Fotografia: Alan Fabio Gomes
Montagem: Suellen Amaral
Produção Executiva: André Bushatsky
Finalização e Colorista: Rafael Tozzati
Filme: https://www.youtube.com/watch?v=kq_MTlhQxcc


O MÉTODO HOLANDÊS
Sinopse: 
Histórias e memórias de um senhorzinho cativante e excêntrico que dedicou parte de sua vida à educação. Este é o tema do mais novo documentário do diretor André Bushatsky, O Método Holandês, média-metragem sobre a vida de Henrique Schramm, um professor apaixonado que desafiou as tradições brasileiras ao disseminar o xadrez entre jovens do país do futebol.
Formado pela Escola Politécnica da USP, Schramm exerceu por pouco tempo a profissão de engenheiro. Logo se tornou professor da Universidade de São Paulo e anos depois participou da fundação da Faculdade de Tecnologia (Fatec), da qual se tornou diretor, passando a se dedicar integralmente à educação.
Mas a grande virada de sua vida aconteceu com a descoberta de uma metodologia que nada tinha a ver com a engenharia. Ao tomar conhecimento dos estudos do holandês Berry Withuis, que propunha uma forma completamente inovadora de ensinar xadrez para iniciantes, Schramm decidiu dar aulas para jovens do ensino médio, aliando uma antiga paixão à vocação de mestre.

Direção: André Bushatsky
Roteiro: André Bushatsky
Direção de Fotografia: Alan Fabio Gomes
Câmeras: Ricardo J. Hessel, Dihego Silva Ferreira
Assistente de câmera: Murilo Ruiz
Montagem e Finalização: Rafael Tozzati
Produção Executiva: André Bushatsky
Duração: 22 min
Gênero: Documentário


Cine Matilha homenageia André Bushatsky
Data: 16 de outubro de 2015, a partir das 20h / 17 de outubro, a partir das 19h
Classificação etária: livre
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 20h; sábados, das 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
www.matilhacultural.com.br

 

 

Comentários
Programa Compartilha Brasil