Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA LILIAN LEMMERTZ

5 de Outubro de 2015

(15/06/1937 – 05/06/1986)

 

Uma das nossas mais premiadas atrizes  

 

A gaúcha Lilian Lemmertz se formou professora de literatura em Porto Alegre no final dos anos 50, e nem pensava em ser atriz. Conheceu Antonio Abujamra em um curso e ele a convenceu a fazer parte do Teatro Universitário Gaúcho, e ela estreou na peça “À Margem da Vida” em 1960.

Lilian vem para São Paulo em 1963, convidada por Walmor Chagas e Cacilda Becker, de quem se torna muito amiga, destinada a fazer sucesso como atriz e estréia no teatro profissional em “Onde Canta o Sabiá”. Faz ainda “A Noite do Iguana” e “Quem Tem Medo de Virginia Wolff?”, ambas com sucesso de público e crítica até chegar ao cinema pelas mãos de Wálter Hugo Khouri no filme “As Cariocas”.

Rapidamente se torna a principal musa de Khouri e com ele faz uma série de filmes e ganha prêmios como melhor atriz de cinema. Os dois trabalham juntos em “O Corpo Ardente”; “As Amorosas”; “As Deusas”; “O Último Êxtase”; “O Anjo da Noite”; “O Desejo”; “Paixão e Sombras” e “Eros, o Deus do Amor”.

Casada com o ator Lineu Dias, com quem tem a filha, a também atriz Julia Lemmertz, ela faz um trabalho atrás do outro a partir da segunda metade da década de 60, atuando constantemente no teatro, no cinema e na televisão. É premiada como melhor atriz em 1968 pelo seu trabalho no espetáculo “Dois na Gangorra” e tem atuações elogiadas ainda em “Entre Quatro Paredes”; “Roda Cor de Roda”; “Esperando Godot” e “Caixa de Sombras”, novamente ganhando o prêmio de melhor atriz de teatro em 1979.

Lilian Lemmertz também fez uma brilhante carreira na televisão, onde estreou em 1968, na TV Excelsior, na novela “O Terceiro Pecado”, mas seu primeiro grande trabalho na telinha foi em 1976, na TV Tupi. onde fez um dos principais papéis na novela “Xeque Mate”. Atuou ainda na TV Record e na TV Bandeirantes antes de estrear na TV Globo em 1981, vivendo a primeira Helena do autor Manoel Carlos, na novela “Baila Comigo” e aí se tornou uma atriz muito popular em todo o Brasil.

Na TV Globo brilhou em novelas como “Final Feliz”; “O Homem Proibido”; “Partido Alto“ e “Roque Santeiro”, além da minissérie “O Tempo e o Vento”.

Ao mesmo tempo, colecionava prêmios de melhor atriz no cinema brasileiro com interpretações marcantes nos filmes “Cordélia, Cordélia”; “Lição de Amor” e “Aleluia, Gretchen!”.

Em maio de 1986, a atriz esteve em um teleteatro especial escrito por Chico Anysio para a TV Globo, "Nego Leo", e se preparava para um novo trabalho na emissora e nos palcos, quando foi surpreendida por um enfarte fatal em seu apartamento, no Rio de Janeiro.

Lilian Lemmertz nos deixou muito jovem, aos 48 anos de idade, mas teve uma carreira das mais vitoriosas nos palcos e nas telas.

Foto 1 - Lilian Lemmertz no inicio da carreira na década de 60

Foto 2 - Com Walter Hugo Khoury em 1968 nas filmagens de "As Amorosas"

Foto 3 - No filme "Cordélia, Cordélia", sucesso no cinema em 1971

Foto 4 - Como musa de Khoury no filme "As Deusas" de 1972

Foto 5 - Na novela "Xeque Mate" da TV Tupi em 1976

Foto 6 - Lilian Lemmertz foi uma das mais premiadas atrizes brasileiras

Foto 7 - Com Fernando Torres e Tony Ramos em "Baila Comigo" como Helena

Comentários
Assista ao vídeo