Cultura - Música

O Rock de volta a Rio!

2 de Outubro de 2015

Por Cau Marques 

Boa semana amigos da música! Depois de quase uma semana de música e, em sua 6ª edição, o Rock in Rio mais uma vez foi uma grande sucesso.

A contextualização do festival que foi chamado de ROCK em sua primeira versão 30 anos atrás é de fácil explicação, pois esse era o nome do estilo musical que bombava nas rádios do mundo todo.

Talvez o seu criador, Roberto Medina já esperasse, mas com certeza ainda não tinha noção do tamanho que este encontro de estrelas teria em meio aos grandes festivais do mundo, chegando a ser comparado com o icônico e lendário Woodstock.

Muito se diz e vários criticam a infusão de estilos presentes principalmente nas 3 últimas edições. Fundamentalistas do Rock´n Roll não se conformam com a presença de diversos artistas POP num festival intitulado de Rock.

 No meu modo de ver, além do nome Rock in Rio ser apenas uma marca, não pode haver algo mais saudável para a música do que a diversidade (claro que usando o mínimo de coerência). O que fica sempre muito claro é que não se trata apenas de uma festa de Rock e sim um encontro de estrelas consagradas em todo planeta de uma maneira geral.

Os críticos de “carteirinha” que me desculpem, mas eu aprovei totalmente esta última edição. Alguns descem a “porrada” no Adam Lambert, outros dizem que um festival deste porte não deveria terminar com o Show “Mega POP” de Katy Perry. A verdade é que parece que nunca nada está bom para certas pessoas! A verdade é que, sendo cantor de calouro ou não, Adam deu um show de afinação, respeito e capacidade artística junto aos “dinossauros” Bryan Mae e Roger Taylor... a alma do QUEEN  estava lá.

Como reclamar de Rock, se no mesmo clima pode se ver e ouvir de Erasmo Carlos e CPM22 a Metallica e System of a Down? E como não agradecer com os ouvidos a Rod Stewart, Elton John, Queen e John Legend? Ou ainda agradecer também com os olhos os mega shows de Rihanna e Katy Perry?

Nos resta aclamar e comemorar também a “super” atitude de carinho e respeito com a nossa cultura ao valorizar nossos ídolos como:  Ney Matogrosso, Lulu Santos, Barão Vermelho e todas bandas e artistas  nacionais que fizeram parte da maior festa de música do planeta desde sua primeira edição em 1985.

Que venham mais 20, 30 edições de muita música, show e diversão pra todo mundo.... a gente merece!!!

 

Comentários
Assista ao vídeo