Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Com a TV Paulista se inicia a disputa pelo telespectador

17 de Novembro de 2010

TV Paulista, canal 5

Em 14 de março de 1952, nem se imaginava o que poderia representar para a televisão brasileira o termo "audiência" ou o impacto dos chamados "números do Ibope". Mas essa data marca dois acontecimentos importantíssimos para a nossa TV: a inauguração da segunda emissora de São Paulo e a terceira do Brasil, a TV Paulista, canal 5 VHF, e o início de uma concorrência e da disputa pelo telespectador e pelos artistas que comandariam as programações das emissoras.

A TV Paulista foi criada pelo deputado federal Oswaldo Ortiz Monteiro, mas dois anos depois, ele passou o comando para o radialista Victor Costa e sua Organizações Victor Costa, que já era dona da Rádio Nacional de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na mesma época em que Ortiz Monteiro criou a TV Paulista, um furacão passou pela TV Tupi e pela Cidade do Rádio. De um lado estava a Rádio Nacional via Victor Costa, que carregou uma série de atores, apresentadores, jornalistas e técnicos que tinham participado da inauguração da Tupi, e do outro lado, a TV Paulista, que abriu a oportunidade para que esses mesmos artistas estreassem junto com a nova emissora.

Entre esses nomes estavam Demerval Costa Lima, Sarita Campos, Yara Lins, Wálter Forster, Arrelia, Álvaro Moya, Hebe Camargo, Antonino Seabra e muitos outros. Foram quase 40 profissionais que entre 1952 e 1953 trocaram a Rádio Tupi/Difusora pela Rádio Nacional e, ao mesmo tempo, a TV Tupi pela TV Paulista.

O canal 5 de São Paulo surgiu em um pequeno apartamento na Rua da Consolação e os seus estúdios foram montados na garagem e em uma loja no térreo desse mesmo prédio. Era uma realidade muito distante, em termos de espaço, do complexo do Sumaré onde estava a TV Tupi.

Mas isso não assustou a equipe da emissora, que passou a apresentar uma programação de qualidade capaz de competir com a da pioneira TV Tupi. Nos primeiros meses, a programação da TV Paulista tinha um telejornal diário, vários musicais e programas de entrevistas, o circo do Arrelia, transmissões esportivas, teleteatro e telenovelas.

O "Circo do Arrelia"; o "Teatro Nicete Bruno" e a telenovela "Helena", baseada na obra de Machado de Assis, foram os primeiros programas da TV Paulista a duelar em audiência com a TV Tupi. Na área de teledramaturgia, Wálter Forster, que escrevera "Sua Vida Me Pertence" para a Tupi, formou uma boa equipe de atores e embora não tivesse condições de trabalhar com novelas de época, começou a adaptar os nossos grandes romances em telenovelas com dois capítulos por semana, e todas as histórias eram passadas no presente, ou seja, em 1952/53. Foi assim que surgiram "Helena"; "Casa de Pensão", "Senhora"; "Diva" e "O Morro dos Ventos Uivantes".


Telenovela "Helena"

A primeira novela, "Helena", teve direção de José Renato e no elenco estavam Paulo Goulart, Vera Nunes e Hélio Souto. Eram pequenos elencos, mas com nomes que se transformaram rapidamente nos primeiros ídolos dos telespectadores. O sucesso dessas primeiras telenovelas levou a TV Paulista a também investir muito em teleteatros, e em 1953, ela trazia para o vídeo o "Teatro do Alumínio" e o "Teatro Cacilda Becker" que também marcaram época naqueles primeiros anos da nossa teledramaturgia.


Hélio Souto em 1954

Na próxima semana, a TV Tupi lança uma novela atrás da outra.
Comentários
Assista ao vídeo