Cultura - Música

Cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro estreia show inédito SereiA Portuguesa no MUBE NOVA CULTURA

1 de Outubro de 2015

Eugénia Melo e Castro construiu sua carreira na “ponte-aérea” entre Portugal e Brasil. Nestes quase 35 anos de carreira fez ínúmeros shows, lançou 25 CDs e fez parcerias com Caetano Veloso, Gonzaguinha, Chico Buarque, Tom Jobim, Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Maria Bethânia, Simone, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e diversos outros grandes nomes da MPB. Assim Eugénia mostrou o melhor da música brasileira em Portugal e no mundo. Neste novo projeto ela muda o foco apresenta ao Brasil o melhor da música de Portugal em SereiA Portuguesa. A estreia acontece dia 21 de outubro, quarta-feira às 21h no Teatro MUBE Nova Cultural.

 

O show tem direção musical de Swami Jr. que também assume os violões e conta comOlivinho no acordeom. “A escolha de Swami Junior para a direção musical foi desde o primeiro passo a escolha número um, pela qualidade musical, pela cumplicidade, pelos anos de trabalhos juntos, o Swami entende o lado atual e contemporâneo que eu quero dar aos fados, o clássico junto com a ousadia, temos a cumplicidade certa para ousarmos juntos” comenta a cantora portuguesa.

 

Swami é hoje um dos músicos brasileiros mais requisitados e atuantes, tanto acompanhando e dirigindo, como produzindo.

Gravou e se apresentou com grandes artistas da música brasileira e internacional como: Omara Portuondo (Cuba), Sadao Watanabe (Japão),Chico César,Vanessa da Mata, Elba Ramalho,Zélia Duncan, Elza Soares, Zeca Baleiro,Tom Zé, Jair Rodrigues,Lokua Kanza (Congo),Mayra Andrade (Cabo Verde) Dori Caymmi,Chico Pinheiro, Rita Ribeiro, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Danilo Caymmi, Virgínia Rosa, Jussara Silveira,Vânia Bastos, Luiz Tatit, Marco Pereira, Marcos Suzano, jacques Morelembaum, Liminha, Cláudio Celso,  Moska, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Luiz Brazil, entre outros. “Os arranjos para SereiA Portuguesa serão feitos para violão de 7 cordas e acordeon, dentro de uma sonoridade acústica, lírica e sofisticada como é Eugénia. Já nos conhecemos há muitos anos e já trabalhamos muito juntos. Sempre uma glória para mim estar ao lado de uma artista dessa grandeza, tão musical e sensível. Um presente que a música e a vida me deram.” conta Swami Jr.

 

 

Em SereiA Portuguesa Eugénia passeia entre canções portuguesas e fados, escondidos e escolhidos na memória musical de brasileiros e portugueses no Brasil, instalada num cenário recheado de imagens e objetos de culto de Portugal, antigos, modernos, de todas as regiões de Portugal, num misto de informações visuais e estéticas, enquanto conta as suas histórias de viagens musicais e pessoais, entre Brasil e Portugal, ao longo destes últimos 30 anos.

 

No repertório, alguns fados e canções como: Foi Deus, Nem às paredes confesso, Maldição, Perseguição, Olhos castanhos, Só nós dois é que sabemos, Estranha forma de vida, Fado do ciúme, Não venhas tarde, Toca o telefone e Fado da sugestão. A direção cênica do projeto é assinada pelo diretor Fernando Cardoso. “Fernando é praticamente um português sonhador criativo e atento a tudo o que se passa em Portugal, e na imagem que Portugal tem no Brasil, isso me dá muita segurança, se eu exagerar ou não souber todas as respostas, que não sei mesmo, ele sabe, inventa, pesquisa, e sempre com bom humor, o que para mim, e principalmente num projeto destes, é fundamental.”, acrescenta Eugénia.

 

A cantora pretende traçar a linha que existe entre a imagem tradicional de Portugal e a experiência pessoal de ser uma artista portuguesa à solta no Brasil, de onde resultam momentos musicais e outros quase teatrais, que se completam entre si.  “Queremos criar um ambiente muito português no palco, um espaço onde os clichês da cultura portuguesa como os azulejos, os galos de Barcelos, os xales, as sardinhas, o bacalhau, o vinho, as uvas, os doces e o lindo céu azul de Lisboa convivam com um outro Portugal mais sofisticado e pouco conhecido por aqui.“ completa o diretor de cena Fernando Cardoso.

 

 

“Este Show nasceu de uma ideia que foi lentamente se instalando dentro de mim, num misto de resposta afetiva aos sempre inúmeros pedidos do público no Brasil para eu cantar mais canções portuguesas nos meus shows. Eu não estava preparada para isso até hoje, e por isso é para mim um enorme desafio, criar e fazer esta Sereia Portuguesa. Desta vez eu vou ser bem portuguesa, e criar um ambiente musical e estético que mistura vários “Portugais” num só. Falarei de literatura, música, poesia, artes plásticas, costumes, gastronomia, moda, design, arquitetura, história, lendas,  tudo o que couber num diálogo com o público sobre o  Portugal de hoje,  e sobre o Portugal de sempre, suas referências, tradições e contradições.” finaliza Eugénia.

 

Ficha Técnica:

Show SereiA Portuguesa

Com Eugénia Melo Castro

Direção musical: Swami Jr

Direção cênica: Fernando Cardoso

Músicos: Swami Jr. (violão) e Olivinho (acordeon)

Serviço:

Teatro MUBE Nova Cultural

Estreia  21 de outubro

Temporada:quartas e quintas às 21h até 26 de novembro

Ingressos:R$ 30,00

Duração:70 minutos

Comentários
Assista ao vídeo