Cultura - Teatro

Comédia teatral Irmãos, irmãos... Negócios à parte!

29 de Setembro de 2015

Reúne em cena, após 16 anos, os irmãos Guarnieri, filhos de Gianfrancesco Guarnieri; O espetáculo estréia neste sábado, 3 de outubro, no Teatro Gazeta

 

Estreia em São Paulo, no próximo dia 3 de outubro (sábado) espetáculo “Irmãos, irmãos... Negócios à parte”, com patrocínio da IHARA, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) e produção da Marolo Produções. A comédia de autoria de Enéas Carlos, conta com direção de Luiz Antônio Pilar e elenco formado pelos irmãos Paulo Guarnieri e Flávio Guarnieri, filhos do ator Gianfrancesco Guarnieri, falecido em 2006. “Irmãos, irmãos...Negócios à parte!” fica em cartaz, no Teatro Gazetade 3 de outubro a 8 de novembro.

 Esta é a primeira vez que os irmãos voltam a atuar juntos, depois de 16 anos. No espetáculo, ainda haverá uma participação “in memorian”, através de fotografia, de Guarnieri, como pai dos irmãos.

 “Irmãos, irmãos... Negócios à parte” narra a história de Dárcio (Flávio Guarnieri) e Dilson (Paulo Guarnieri), dois irmãos que, até então, não sabem um da existência do outro. Dilson mora em São Paulo, capital, enquanto Dárcio vive numa fazenda no interior. Os dois só vão descobrir o parentesco quando o pai de ambos morre e deixa em testamento o desejo de ser enterrado na fazenda.

A fim de cumprir o desejo do pai, Dilson parte em direção ao interior. Quando finalmente encontra o irmão e comunica a notícia, uma chuva torrencial os deixa presos enquanto aguardam a chegada do corpo. Durante esse tempo os irmãos convivem com suas diferenças e o desconhecimento mútuo da vida um do outro. 

Dilson, executivo da indústria farmacêutica, é o típico “urbanoide”, critica o campo assim que chega e não faz ideia se a melancia nasce em árvore ou no chão. Como um bom executivo da metrópole, totalmente distante da realidade do interior, se acha superior e mais esperto, mas, o que vemos no decorrer da peça é o contrário.

Dárcio, por sua vez, na sua simplicidade do campo não entende como o irmão trabalha na pesquisa e venda de remédios para as pessoas e não admite prática semelhante na lavoura. Dárcio é um caipira que está longe do estereótipo, é um empresário do agronegócio, que tem uma empresa de sucesso, como tantos pelo interior do Brasil. Tem a simplicidade e o acolhimento das pessoas do campo, mas é bem mais esperto que o irmão da cidade imagina. Colocados frente a frente suas contradições se traduzem de forma divertida e os irmãos mostram a distância e falta de informação do homem da cidade em relação ao campo e vice-versa.

Sobre o autor Enéas Carlos

Enéas Carlos é roteirista de TV (TV Cultura) e autor premiado de teatro, é autor do musical "Ataulfo Alves, o bom crioulo", atualmente em cartaz no Rio de Janeiro, sucesso de público e de crítica.

Sobre o diretor Luiz Antonio Pilar

Faz o curso de profissionalização para atores da Escola de Teatro Martins Penna, em 1982. Forma-se bacharel em Artes Cênicas, especialização de direção teatral, pela UniRio, em 1990.

Diretor de teatro, televisão e cinema, com grande experiência em televisão, dirigindo as novelas "Desejo Proibido", "Sinhá Moça", "A Padoreira" – Tv Globo; "Xica da Silva", "Brida", "Mandacaru", "Tocaia Grande" – T Manchete. Além de programas e minisséries, como “O Show da Xuxa”, “Carnaval 2010 e 2011”, "Casos e Acasos", "A Casa das Sete Mulheres", “Linha Direta", "Brava Gente", "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Por Toda Minha Vida" e os documentários Mojubá, (série de 10 programas de 26 minutos sobre religiosidade de matriz africana) e Heróis De Todo Mundo (60 filmes biográficos sobre personalidades negras da história do Brasil, de 2 minutos cada, para TV Futura).

Em 1993, funda sua primeira produtora, a Lapilar Produções Artísticas, realizando projetos de sucesso de temática afro brasileira, como o espetáculo teatral "Os Negros", de Jean Genet.

No cinema, seu primeiro curta-metragem, "A Mãe e o Filho da Mãe", venceu o 13º Festival de Curtas do Rio de Janeiro e, como prêmio, representou o Brasil no Festival de Cinema de Angérs, França, sendo a única produção fora do circuito europeu. Também assina, entre outros, os curtas “O Papel e o Mar”, selecionado no concurso de apoio à produção da Rio Filme, “Ella” e "O Xixi do Carnaval"; os filmes documentários de longa-metragem "Em Quadro - A História de 4 Negros nas Telas" e “Remoção”.

No teatro, além da direção de "Os Negros", em 2005, assina os espetáculos: "Doroteia", de Nelson Rodrigues, em 1994; "Iron ou Nunca Pensei que ia ver Esse Dia", da escocesa Rona Munro, em 2003; "Charles Baudelaire, Minha Terrível Paixão", adaptação teatral de Elisa Lucinda da obra "Les Deniers Jours de Charles Baudelaire", de Bernard-Henry Lévy, em 2003; "O Método Gronholm", do espanhol Jordi Galcerán, com Lázaro Ramos e Taís Araújo no elenco, em 2007; "Paparutas", texto de Lázaro Ramos, em 2009 e “Mãe de Dois”, de Maria Dolores, no teatro Gazeta, em São Paulo.

Em 2013, excursionando pelo Brasil em 2014, estreia o texto teatral "Lima Barreto, Ao Terceiro Dia", de Luís Alberto de Abreu. Sobre esta montagem escreveu Joel Rufino dos Santos: “Se tivéssemos de escolher um exemplar dessa vontade de teatro, finalmente realizado, apontaríamos o espetáculo Lima Barreto, ao terceiro dia, encenado em meados de 2013, num dos maiores teatros do Rio, em temporada de casa cheia. Atualmente está com o musical "Ataulfo Alves, o bom crioulo" em cartaz no Rio de Janeiro, espetáculo que tem sido sucesso de crítica e de público. 

Sobre Paulo Guarnieri

Trabalhos na TV

• 1996 Perdidos de Amor (Rede Bandeirantes) - Valdemar

• 1995 Quatro por Quatro - Átila

• 1990 Rainha da Sucata - Sérgio

• 1988 O Primo Basílio - Fernando

• 1988 Bebê a Bordo - Nicolau

• 1984 Vereda Tropical - Francesco

• 1983 Pão Pão, Beijo Beijo - Daniel

• 1982 Sétimo Sentido - Tony Rivoredo

• 1980 Plumas e Paetês - Jorge Luiz

• 1979 Como salvar meu casamento (Rede Tupi) - Ricardo

• 1973 Mulheres de Areia (Rede Tupi) - Tonho da Lua (criança)

Trabalhos em filmes

• 2007 - Feliz Natal

• 2005 - Eu sei o que vocês fizeram na primavera passada

• 1987 - Johnny Love

• 1985 - Fêmeas em Fuga

• 1979 - Amor Bandido

Sobre Flávio Guarnieri

Trabalhos na TV

• 2007- Amigas e Rivais - Juca Ramos

• 1989 - O Cometa (minissérie)

• 1984 - Transas e Caretas .... Guto

• 1982 - Campeão .... Rubens

• 1982 - Ninho da Serpente .... Rogério

• 1981 - Os Adolescentes .... Caíto

• 1979 - Como Salvar Meu Casamento .... Celso

Trabalhos em filmes

• 1983 - Janete

• 1981 - Eles Não Usam Black-tie

• 1979 - Viúvas Precisam de Consolo

• 1977 - Parada 88 - O Limite de Alerta

Ficha Técnica – “Irmãos, irmãos...Negócios à parte”

Autor: Enéas Carlos

Direção: Luiz Antonio Pilar

Elenco: Flávio Guarnieri e Paulo Guarnieri

Cenário: Mira Andrade

Figurino: Helena Affonso

Trilha Sonora: Felipe Duarte e Bruno Moraes

Produção: Marolo Produções

Patrocínio: IHARA – Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet)

SERVIÇO - “Irmãos, irmãos...negócios a parte!”

Quando: de 3 de outubro a 8 de novembro (sábados, ás 18h e domingo, às 20h)

Onde: Teatro Gazeta – Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – (11) 4003-1527

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia)

Bilheteria: Terça à Domingo: 14:00 até o início do último espetáculo. Pela internet: www.teatrogazeta.com.br.

 Estacionamento: Convênio com o Estacionamento: MultiPark (com selo do Teatro), Rua São Carlos do Pinhal, 303 

Gênero: Comédia

Duração: 70 minutos

Classificação: Livre

Acessibilidade

Ar condicionado

Comentários
Assista ao vídeo