Notícias - Autoridades

Delegado de Polícia de São Paulo representa as Polícias Civis do Brasil em treinamento no FBI

28 de Setembro de 2015

A Academia Nacional do internacionalmente famoso Federal Bureau of Investigations – FBI, trata-se da mais avançada unidade de ensino e treinamento policial do mundo. A Academia é afiliada à Universidade de Virginia, exigindo elevados padrões acadêmicos nos seus cursos, sendo que aqueles que concluem o curso podem, ao mesmo tempo, obter título de pós-graduação na renomada na universidade com os créditos das matérias cursadas na Academia. 

Dentre os 150 países elegíveis na sessão deste ano, o único escolhido de toda a América Latina e representando o Brasil, foi o Delegado da Polícia Civil de São Paulo, Clemente Calvo Castilhone Junior. 

O processo se inicia somente com a indicação nominal do governo americano e segue com rigorosa seleção, incluindo análise de currículo, potencial de liderança, capacidade intelectual, testes diversos e de proficiência em língua inglesa, já que o curso todo é ministrado nessa língua, sem qualquer tipo de tradução. 
O curso, que dura cerca de 3 meses, conta com aulas em período integral, atividades em fins de semana e diversas avaliações, envolvendo ainda apresentações, provas e monografias. 
Castilhone - Montagem.jpg

O delegado civil cursou diversas matérias dentre as quais: Teoria e Prática da Inteligência para dirigentes policiais, Liderança em Incidentes Críticos, Negociação de Crises, Psicopatologia e Estudo Comportamental de Criminosos Violentos, Analise Criminal: teoria avançada e sua aplicação, Estratégias de entrevistas e Analises de Depoimentos, etc. 
Além da parte acadêmica, a Academia Nacional do FBI apresenta uma série de nove progressivos desafios físicos de alta intensidade. O desafio final é chamado de “Yellow Brick Road, na lendária “Route E” dos Marines. A prova consiste numa corrida no meio à floresta num percurso que exige a transposição de diversos obstáculos naturais e outros construídos, ao longo do circuito de 6.1 milhas, equivalente a quase 10 quilômetros.
Existe ainda um desafio voluntário de natação, conhecido como “Blue Brick”. Nesta prova o participante tem que nadar cumulativamente, durante as semanas de curso, a distância de 34 milhas, equivalente a 54,4 quilômetros, a qual simboliza a distância de Quântico até Washington pelo Rio Potomac.

Aqueles que conseguem vencer o desafio do Yellow Brick Road ganham como prêmio o simbólico tijolo amarelo com a inscrição da turma e para os que superarem o desafio Blue Brick, recebem um tijolo na cor azul, também indicando a conquista. 
No dia 18 de setembro o Delegado Castilhone concluiu o curso e, em cerimônia solene, recebeu das mãos dos Diretor do FBI seu diploma e ainda conseguiu obter com distinção os dois prêmios referentes aos desafios físicos, trazendo para o Brasil ambos troféus.

 Comunicação Social da Polícia Civil do Estado de São Paulo - APCS/DGPAd.

Comentários
Assista ao vídeo