Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: O juiz encerrava o jogo e a TV Tupi saía do ar

22 de Setembro de 2010


Há 60 anos, o esporte ou mais precisamente o futebol, essa paixão nacional, já estava presente na primeira programação da TV brasileira. "Vídeo Esportivo", uma crônica sobre o futebol nacional, em um momento em que toda a torcida canarinho ainda chorava a perda da Copa do Mundo em pleno Maracanã, para o Uruguai, foi o primeiro programa esportivo da nossa telinha.



Na apresentação dessa crônica estava Aurélio Campos (1914 - 1981), um nome respeitadíssimo do rádio como apresentador e animador de programas, diretor artístico e locutor de esportes. Coube a ele inaugurar uma das maiores audiências da televisão até hoje, a transmissão de jogos, mesas redondas ou qualquer tipo de programa esportivo.

Logo na estréia, Aurélio Campos convocou o craque Baltazar, entrevistado diante de um campo de futebol em miniatura, construído às pressas nos estúdios da TV Tupi. Tudo muito simples e mesmo na base da improvisação saiu tudo como se tivessem ensaiado exaustivamente. Algumas palavras e o craque Baltazar sorria para a câmera, tendo como fundo musical um longo grito de gol. E a imagem terminava com um garotinho chutando uma bola.


Aurélio Campos em ação

Os locutores de esportes das nossas rádios, já naquela época, costumavam "inventar" alguns lances para prender a atenção dos ouvintes. Uma simples jogada ou um simples drible ganhavam uma proporção gigantesca. Afinal, ninguém estava vendo mesmo, tudo vinha pelas ondas dos rádios....

Mas a chegada desses locutores à telinha teve que ter uma adaptação radical. Mesmo que ainda com muitos chuviscos e às vezes sem muita definição, a imagem estava ali, na frente de todos, telespectadores e televizinhos. Não era possível mais florear tanto e a transmissão precisava ser mais fiel a cada jogada, a cada lance.

Aurélio Campos, Wilson Brasil, Jorge Amaral, Ary Silva (nosso primeiro comentarista esportivo) e até ele, Ary Barroso, foram os pioneiros na troca do rádio pela televisão nas transmissões esportivas. Era imprescindível que eles falassem bem e dominassem a língua portuguesa, e por isso mesmo, os nossos primeiros locutores esportivos era formados em Direito. Quase igual ao que vemos hoje nas transmissões de jogos pela TV, quando a coitada da nossa língua sofre no palavreado chulo e cheio de jargões dos nossos "entendidos" em futebol.

Mas a maior aventura ainda estava por vir. Em 15 de outubro de 1950, a cidade de São Paulo pode assistir à primeira transmissão esportiva direta de um estádio. Foi a partida entre Palmeiras e São Paulo, realizada no Pacaembu, e válida pelo Campeonato Paulista de Futebol de 1950, que só terminou no início de 1951 com o Palmeiras como o campeão.

Tirar as câmeras dos estúdios, aliás as únicas que existiam até então, do bairro do Sumaré, e leva-las para o estádio, que não era assim tão longe, foi um verdadeiro teste de resistência. Foi difícil carregá-las no caminhão de externas, descarregá-las no estádio, montá-las de forma que todo o campo pudesse ser visto e depois fazer todo o inverso para que elas chegassem a tempo de transmitir, ao vivo, a programação da noite.

Esse jogo marcou também a primeira transmissão no horário da tarde na TV. E muita gente não entendeu, porque é que assim que o jogo acabou, a imagem sumiu e a televisão ficou fora do ar. Era absolutamente necessário meu caro leitor, porque enquanto as câmeras não voltassem para os estúdios no Sumaré e fossem devidamente encaixadas em seus lugares, não tinha o que ir para o ar. Elas eram filhas únicas e pau para toda obra!

Mas entre o final do jogo, algo por volta das 17h, e o início da programação normal, lá pelas 19/20 horas, vocês se lembram daquele índio carrancudo e com um arco na mão, o tal "chato" da TV? Pois é, era ele que ficava lá segurando as pontas....

Na próxima semana, o humor tomava conta das noites da TV.
Comentários
Assista ao vídeo